Arquitetura

Concreto e madeira dão o tom desse apartamento atemporal e inspirador

HAUS*
26/09/2017 19:42
Thumbnail
A família composta por um casal e duas filhas que ocupa este apartamento construído nos anos 1990 no bairro Batel, em Curitiba, não se encontrava mais no layout que o imóvel oferecia. As viagens frequentes para os destinos mais descolados do mundo foi alimentando os integrantes da casa com referências das mais variadas escolas de design, e foi a partir dessa vivência que eles amadureceram a ideia de mudar revestimentos, móveis e o próprio layout do apê.
O projeto ficou a cargo do escritório do arquiteto Marcos Bertoldi. “As soluções espaciais eram precárias: banheira integrada ao quarto, paredes em ângulos, esquadrias internas com detalhes neoclássicos, azulejos decorados, piso acarpetado e sala de jantar para um máximo de quatro cadeiras. Tudo precisava de urgente atualização”, enumera.

Obra

A reforma começou pelos quartos. Com espaço reduzido, a suíte das filhas foi pensada para que pudesse funcionar interligada ou separada por uma porta de correr embutida em um painel de madeira. Desta forma foi possível manter a privacidade das meninas. O toque feminino ficou a cargo do tecido colorido utilizado para forrar a cabeceira das camas, em estilo capitonê.
Na suíte do casal, o destaque fica por conta das peças de mobiliário assinado, como a poltrona Aviador, de Fernando Mendes, e a cadeira Girafa, de Lina Bo Bardi. Armários em veneziana, que permitem maior ventilação, e uma grande cômoda complementam a ambientação.

Estar e jantar

A menina dos olhos do projeto, no entanto, são as salas de estar e jantar. Para dar uma nova cara aos espaços e acomodar o dobro de pessoas (oito) à mesa, o arquiteto reposicionou a cozinha do apartamento e abusou do uso da madeira. Promovendo uma limpeza visual e uma estética contemporânea, ela está presente no piso, paredes divisórias e nos armários embutidos. Um deles, com portas “camarão”, guarda o home cinema, o bar e a cristaleira, além de esconder o acesso ao corredor que leva aos quartos.
O pilar de concreto armado, que teve seu reboco removido, e o tom de cimento aparente das paredes contrastam com a textura delicada da madeira e dão o toque de naturalidade ao projeto.
Assim como a suíte do casal, os espaços da estar da casa também esbanjam design. Da coleção da família destacam-se o sofá, o tapete e a banqueta Jader Almeida. A elas juntaram-se outras peças de mobiliário solto, como a poltrona Jangada, de Sérgio Rodrigues, e a mesa de centro Pétala, de Jorge Zalszupin, garimpadas em antiquários contemporâneos, e as cadeiras Jader Almeida, adquiridas em lojas especializadas do ramo.
O resultado é um apartamento atemporal e atualizado às necessidades da família, que conseguiu representar nele seu estilo de vida e as transformações pelas quais ela própria passou.
*Daliane Nogueira e Sharon Abdalla

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!