Arquitetura

Arquitetura

Concreto, estrutura suspensa e bambu se destacam em casa repleta de design

HAUS
23/05/2020 19:06
Diversos poetas e filósofos ao longo da história defendem que o genial reside na simplicidade, o tal dito último grau de sofisticação. Foi a partir dessa intenção que a arquiteta Fernanda Padula projetou a Casa Petro, uma residência de 380 m² em Ribeirão Preto, como um pavilhão retangular flutuante no centro de um jardim generoso.
A casa tem uma base estrutural sem muitos suportes, o que faz com que pareça flutuar. Está elevada 40 centímetros do solo, apoiada em vigas recuadas. Ao todo são duas lajes armadas, sustentadas por paredes pilares de concreto, todas aparentes.
A simplicidade também está na disposição dos ambientes. O térreo abriga os espaços de uso coletivo, com sala, escritório, banheiro, cozinha e área de serviço. Todos conversam com os jardins com grandes aberturas e uma varanda que torna-se o espaço central de convivência.
No segundo andar fica a área íntima com duas suítes e um pátio mirante, uma grande laje (cobertura da varanda), com vista para as copas das árvores. O quarto e banheiro da suíte principal se abrem para esse espaço.
O bambu, um material tão resistente e sustentável utilizado para grandiosas obras na Colômbia e na Indonésia, aparece no projeto como filtro solar dos quartos. E cria um diálogo com os outros materiais brutos empregados na obra.
De dia, os painéis de bambu filtram a luz no interior da casa criando uma textura de luz e sombra. À noite, transformam as caixas em grandes lanternas que iluminam o terreno.
Perceba que na cozinha também impera a máxima da simplicidade contemporânea. A prova está nos diversos utensílios que ficam à mostra, suspensos sobre a ilha do espaço. Essa escolha demanda uma seleção primorosa de peças e um pouco de adesão ao minimalismo como estilo de vida, sem aquelas centenas de louças e copos.

Confira mais fotos do projeto de Fernanda Padula

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!