Concreto aparente

Arquitetura

Concreto preto confere elegância e estética refinada aos projetos; conheça

HAUS*
11/01/2021 10:00
Thumbnail
Se você vê no cinza a única tonalidade possível para projetos que tenham o concreto aparente como destaque, saiba que está enganado. Menos "famoso", mas igualmente impactante quando a referência é o apelo estético, o concreto pigmentado de preto mantém o tom de resistência e brutalidade do material, porém com um toque a mais de elegância nos projetos que fazem uso dele.
Apesar de incomum, o processo de pigmentação de concreto não é uma novidade. Desde a década de 1950 iniciaram-se experimentações para dar cor ao material, o que consiste em nada mais do que incluir algum tipo de pigmento, na forma de pó ou líquido, aos agregados (areia e/ou pedra) do concreto ainda secos, em uma quantidade de 2 a 5% sobre o peso do cimento. Assim, toda a mistura torna-se pigmentada, ainda que somente uma pequena parte torne-se visível.
Para o concreto preto, especificamente, costuma-se adicionar óxido de ferro (Fe3O4), encontrado na natureza como o mineral magnetita. Quando adicionadas ao traço do concreto, as partículas de óxido de ferro englobam e revestem as partículas de cimento, por serem dez vezes menores. É por isso que a quantidade de pigmento é dosado com base na quantidade de cimento, e não na de areia, brita ou água.
Outra possibilidade, menos recomendada, é a de se utilizar fuligem e seu derivado negro de fumo na mistura para conseguir uma superfície ainda mais escura. Porém, enquanto os pigmentos de óxido de ferro ligam-se ao cimento e se tornam parte permanente da matriz de concreto, o negro de fumo não. Quando a água evapora, ela pode extrair o carbono, fazendo com que o concreto desbote mais facilmente.
Em ambos os casos, a pigmentação do concreto não afeta as características físicas e a resistência do material, que mantém o desempenho convencional. Sua função é, sobretudo, estética e sua utilização requer um processo mais controlado, sendo idealmente realizada por fornecedores especializados.
Outra questão a se levar em conta é que, posteriormente à obra, para qualquer remendo ou manutenção a ser feito na superfície deverá se ter o cuidado de se chegar à tonalidade original, o que faz da boa documentação de projeto imprescindível para isso. Estes elementos podem encarecer o processo, quando comparado ao concreto cru, o que pode ser compensado levando-se em conta que ele dispensa o uso de revestimentos, que estão entre os mais elevados investimentos de uma obra, tornando seu custo-benefício interessante.
Conheça quatro projetos que têm o concreto preto como destaque!

Ponte negra

Localizada nas proximidades da cidade de Kladno, na República Tcheca, a ponte sobre o rio Dřetovice tem projeto assinado por Ondřej Císler, da Aoc Architects, e Petr Tej, do Instituto Klokner de Praga. A estrutura de concreto faz parte de uma trilha de pedestres que liga a vila e o cemitério da localidade.
Os arquitetos basearam sua abordagem em um conceito espiritual, imaginando a ponte como uma porta entre "o mundo dos vivos e dos mortos". O projeto destaca-se pela leveza e sutileza com que interfere na paisagem.

Casa Bruma

O concreto preto é um dos quatro materiais que compõem a Casa Bruma, das arquitetas Claudia Rodríguez e Fernanda Canales. Somam-se a ele madeira, pedra e vidro.
O programa contempla nove blocos segmentados, que abrigam todos os ambientes da casa e são adaptados à topografia do terreno, aparecendo e desaparecendo entre a paisagem mexicana.

Loja Garoa

Uma das mais importantes e conhecidas ruas comerciais do país, a Oscar Freire (SP) é o endereço da loja Garoa. Construída em um terreno de esquina, a edificação destaca-se como uma "pedra esculpida", que contrasta a tonalidade escura do concreto e o recorte da vitrine, que expõe aos transeuntes a luminosidade e o colorido do espaço interno.
O projeto, assinado pelo Una Arquitetos, é de 2010 e ainda traz vidro e tijolos como principais elementos.

Residência Comano

Na Residência Comano, localizada em Lugano, Suíça, os arquitetos do Attilio Panzeri & Partners optaram pelo concreto negro não apenas na fachada, mas também no interior do imóvel.
O resultado é uma estética rústica e opaca, exaltada pela luminosidade abundante decorrente das grandes aberturas em vidro.
*Com informações do Archdaily Brasil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!