Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, abre concurso público de arquitetura para a criação do prédio para o Museu Marítimo do Brasil.
Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, abre concurso público de arquitetura para a criação do prédio para o Museu Marítimo do Brasil.| Foto: Marinha do Brasil

Estão abertas as inscrições para o concurso de projeto de arquitetura para o edifício que vai abrigar o Museu Marítimo do Brasil. A iniciativa é do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil e a regional fluminense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ).

O museu será construído no Espaço Cultural da Marinha, localizado na área central do Rio de Janeiro, próximo à Praça XV. O concurso, em nível de estudo preliminar, é destinado a arquitetos e urbanistas habilitados para o exercício da profissão, sendo exigida a formação de equipes multidisciplinares para a submissão das propostas.

Siga a HAUS no Instagram

A criação do Museu Marítimo do Brasil visa estimular o conhecimento sobre a história marítima que está intrinsecamente ligada à formação do país, sendo este um dos seus conceitos definidores e tendo a brasilidade como objeto fundamental para diferenciá-lo de outros museus marítimos ao redor do mundo.

Outra finalidade conceitual diz respeito ao mar e aos rios como instâncias culturais, simbólicas e míticas, na convergência de uma sociedade marítima brasileira que carrega diversas origens. A localização do museu, na orla do Rio, enfatiza aspectos relevantes da formação da vocação marítima nacional.

| Marinha do Brasil

Além do museu propriamente dito, haverá também um auditório, um restaurante e uma cafeteria, disponíveis para visitantes e para a população em geral.

"O concurso é a ferramenta mais democrática que existe para construirmos novos espaços na cidade e promovermos o debate público. Estamos felizes por trabalhar com a Marinha do Brasil novamente, desta vez com o concurso do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro. Os arquitetos que demonstrarem suas reflexões projetuais vão falar com o mundo inteiro através desse museu", afirma o arquiteto Igor de Vetyemy, copresidente do IAB/RJ.

O projeto do Museu Marítimo do Brasil é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o patrocínio da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), da Wilson Sons, da Qualicorp, da Companhia de Navegação Norsul, da Granado Pharmacias, além do apoio do Conselho Nacional de Praticagem do Brasil (Conapra).

O prazo para inscrições vai até dia 23 de julho, mas o prazo para o envio da proposta se estende até dia 30 de julho.

Inscrições aqui!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]