Arquitetura e design gráfico

Arquitetura

Concurso vai escolher monumento e cartaz para celebrar 100 anos da Semana da Arte Moderna de 1922

HAUS
10/05/2021 15:23
Thumbnail

Theatro Municipal de São Paulo, palco da Semana de Arte Moderna de 1922. | Bigstock

A Prefeitura de São Paulo abriu no último dia 4 as inscrições para um concurso que vai escolher uma obra de arte para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. O monumento será instalado na Praça das Artes, localizada na esquina da Avenida São João com a Rua Formosa, bem em frente ao reformado Vale do Anhangabaú.
Além da instalação, o concurso também vai escolher um cartaz para simbolizar as festividades do evento na capital paulista, como aconteceu 100 anos atrás, com um cartaz feito por Di Cavalcanti. O nome oficial do concurso é “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 - Modernismo 22+100”, que está sendo coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura.
Cartaz do concurso para a criação de um monumento artístico em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Cartaz do concurso para a criação de um monumento artístico em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Segundo o edital do concurso, cinco critérios serão utilizados para a avaliação e escolha do monumento vencedor: clareza da proposta, originalidade, habilidade em relacionar a proposta com o entorno imediato, habilidade e criatividade na escolha dos materiais para execução da obra e viabilidade do monumento para o espaço.
“O material e técnicas utilizados para confecção da obra devem ser resistentes e possuir alta durabilidade em relação às intempéries e ações humanas, tendo em vista sua exposição ao ar livre, e ser sem pedestal. A escultura deverá ter linguagem artística atual e dialogar com a ambiência do entorno onde será instalada”, afirma o edital.
Cartazes da Semana de Arte Moderna criados por Di Cavalcanti.
Cartazes da Semana de Arte Moderna criados por Di Cavalcanti.
As inscrições para o concurso do monumento vão até 14 de junho e podem ser realizadas pelo e-mail concursomonumento22@gmail.com. De acordo com a Prefeitura, além de artistas individuais, podem concorrer pessoas jurídicas, sendo aceitos também trabalhos realizados por equipes coordenadas por um responsável legal pelo projeto. Cada proponente pode inscrever apenas um projeto, mesmo se um deles for em equipe.
Para o cartaz comemorativo do centenário, a seleção escolherá um primeiro, segundo e terceiro lugar, e 17 menções honrosas. Todos eles serão exibidos em uma exposição ainda a ser anunciada.
As inscrições para a arte do cartaz serão realizadas através de formulário online, até 5 de julho de 2021, às 18h, no horário de Brasília. A proposta gráfica deve ser em formato vertical.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!