Arquitetura

Arquitetura

Concurso irá eleger Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka

HAUS
10/10/2022 16:41
Thumbnail

Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, que homenageou as águas do país. | Divulgação

A seleção do projeto do pavilhão brasileiro na próxima Exposição Universal, a ser realizada em Osaka (Japão), em 2025, já começou. A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) abriu o edital do concurso público que irá defini-lo, e que tem inscrições abertas até 7 de novembro.
O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, com outros três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições. O Pavilhão Brasil, ao qual o concurso se destina, estará localizado no distrito “Empowering Lives”.
“Já temos uma ‘tradição’ estabelecida junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde a Expo Milão [2015] para escolhermos o projeto do Pavilhão do Brasil por meio de concursos públicos de amplo alcance. Nossa arquitetura sempre teve destaque em nossos pavilhões e também faz parte do posicionamento internacional do país”, explica em nota o diretor do Pavilhão do Brasil para a Expo 2025 Osaka e gerente de exposições universais e projetos especiais na ApexBrasil, Raphael Nascimento.
Ainda segundo a agência, a opção pelos concursos também se justifica pela democratização do acesso e transparência do processo seletivo, que resultam em trabalhos que honram a tradição brasileira de levar o melhor de sua arquitetura para representar o País nas Expos.
“Já é tradicional a presença brasileira com a construção de excelentes exemplares de Pavilhões, com arquitetura inovadora, criativa e surpreendente, envolvendo e expondo temáticas e abordagens da cultura de nosso país que retratam nosso processo civilizatório, nossos avanços tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais. Com a participação do IAB na organização dos concursos, foram projetados pavilhões extraordinários, com inovadoras concepções de elevada qualidade e, sobretudo, exposições que também superaram expectativas e se destacaram diante das apresentações dos demais países participantes. É transcendental a importância da participação dos arquitetos brasileiros neste desafio que ora lançamos. Mãos à obra!”, convoca o arquiteto e urbanista Moraes de Castro, coordenador do concurso.
O edital e mais informações podem ser acessados no site do concurso.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!