Cinco casas estreitas e confortáveis ensinam como aproveitar um terreno pequeno

Verticalidade, luz natural e tons claros são alternativas para ampliar os ambientes e trazer conforto para as moradias com poucos metros de largura

por HAUS

07/06/2017

compartilhe

A escassez na oferta e o aumento do custo dos terrenos nas cidades tem feito com que muitas famílias ao redor do mundo invistam em lotes estreitos para realizar o sonho da casa própria. Com larguras que chegam aos impressionantes 1,5 m, estas áreas exigem projetos arquitetônicos arrojados como forma de garantir conforto e qualidade de vida aos futuros moradores.

Para dar conta deste desafio, os arquitetos costumam abusar da verticalidade das construções e da integração dos espaços. Grandes vãos e recortes em vidro são outras alternativas para trazer amplitude aos ambientes a partir da iluminação natural.

Conheça cinco casas estreitas (e maravilhosas) ao redor do mundo.

Jardim Europa

casas-estreitas-5

Localizada no Jardim Europa, em São Paulo, casa foi construída em um lote de 4m x 30m. Foto: Fran Parente/Divulgação.

Localizada no Jardim Europa, bairro da zona oeste de São Paulo, a residência dos arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo abusa dos tons claros, do vidro e da iluminação natural para ampliar o espaço imóvel, construído em um lote de 4m x 30m. Erguida em dois pavimentos, unidos por um jardim central, a casa traz a área social no térreo, com destaque para a cozinha voltada para a fachada. No pavimento superior, construído em balanço, ficam a suíte e o quarto de hóspedes. A casa tem 160 m² de área total.

Galley House

casas-estreitas-2

Localizada em Toronto, no Canadá, Galley House tem 3,65 m de largura. Foto: Dean Kaufman/Reprodução.

Construir um imóvel confortável para acomodar um casal com dois filhos foi o desafio enfrentado pelo arquiteto Donald Chong no projeto da Galley House, localizada em Toronto, no Canadá. A moderna fachada em vidro, que contrasta com a arquitetura dos imóveis vizinhos e favorece a iluminação natural, é um dos destaques do imóvel, que tem 3,65 m de largura.

Casa Keret

casas-estreitas-3

Com 1,52 m de largura, Casa Keret é uma das menores do mundo. Foto: Divulgação.

Conhecida como a “casa mais estreita do mundo”, a Casa Keret foi projetada pelo arquiteto Jakub Szczesny e construída entre dois prédios em Varsóvia, capital da Polônia. Inaugurada em 2012, ela tem 92 cm de largura mínima e 1,52 m de máxima e foi concebida para abrigar temporariamente artistas que procuram formas inusitadas de inspiração. O imóvel é tão pequeno que não chega a ser considerado uma casa pelas leis polonesas. Com estrutura em ferro e dois pavimentos, a casa conta com sala de estar, banheiro, cozinha e um pequeno quarto e tem sistema próprio de água e esgoto, independente da rede pública.

“Casa de mãe”

casas-estreitas-4

Casa foi pensada para uma pessoa, mas com espaço para receber toda a família. Foto: Sean Galbraith/Reprodução

Com espaços abertos e integrados, a casa foi projetada pela arquiteta canadense Julia Knezic para sua mãe e construída ao lado da residência da profissional. O imóvel tem 200 m² de área e abusa dos tons claros, claraboias com controle remoto e dos vãos em seu interior, o que transmite sensação de amplitude para os ambientes. Pensada para ser a casa de apenas uma pessoa, mas com espaço para receber toda a família, a casa conta com apenas um quarto.

Casa Fairbairns

casas-estreitas-1

Com 5m de largura, Casa Fairbairns foi projetada para uma família com filhos. Foto: Derek Swalwell/Divulgação

Projetar uma casa para uma família com filhos em um terreno de 5m x 35m. Para dar conta deste desafio, o arquiteto Charles Inglis lançou mão de um projeto que valoriza as aberturas para a entrada da luz natural e os revestimentos em tons claros. A casa ocupa toda a largura do lote e foi erguida em dois pavimentos. No primeiro, ficam a cozinha, living e sala de estar integrados, além do hall, lavabo e um estúdio. No segundo, estão três dormitórios, que têm vista para a copa das árvores. Localizada em Melbourne, na Austrália, a casa tem 230 m².

LEIA TAMBÉM

Casas agarradas em penhascos são o futuro das cidades

Projeto mostra como seriam as casas de famosos diretores com base em seus filmes

Conheça cinco empreendimentos milionários em Balneário Camboriú

 

 

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você