Construção ecológica

Arquitetura

Conheça 5 novos empreendimentos com soluções sustentáveis

HAUS
13/06/2022 14:32
Thumbnail

Vivapark Porto Belo conta com 138 mil m² de área verde. | Divulgação

Construir empreendimentos com soluções sustentáveis não é mais um diferencial, mas um pré-requisito. Cada vez mais construtoras e incorporadoras buscam investir nesse aspecto, desde o canteiro de obras até o imóvel pronto que será entregue ao comprador.
Na etapa construtiva, empresas engajadas com a sustentabilidade têm como meta a redução do impacto ambiental e o uso racional de recursos naturais. Para que os edifícios estejam em harmonia com o meio ambiente, os projetos também devem apresentar boas soluções para os moradores, como sistemas de reuso de água de chuva e painéis fotovoltaicos.
Isolamento térmico e acústico são os diferenciais das esquadrias feitas com PVC.
Isolamento térmico e acústico são os diferenciais das esquadrias feitas com PVC.
A escolha por materiais duradouros também é um fator importante para reduzir o impacto ambiental. Um exemplo são as esquadrias de PVC da Via Bianco, que têm vida útil estimada em mais de 100 anos. As esquadrias são molduras que oferecem mais beleza aos projetos, mas também são importantes para a economia de energia, já que são responsáveis pelo conforto térmico dos ambientes, minimizando a necessidade do uso de aquecedor ou de ar condicionado.

Empreendimentos com soluções sustentáveis

Aspectos como esse, que podem parecem apenas detalhes em uma residência, devem ser analisados com cautela para que o projeto seja confortável, econômico e sustentável.
Confira abaixo outros recursos sustentáveis que construtoras e incorporadoras têm aplicado em seus empreendimentos.

Certificações

Um levantamento realizado no ano passado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica apontou que 56% dos entrevistados estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia verde. Uma das maneiras de descobrir se uma empresa é responsável com o meio ambiente é por meio de certificações. Um bom exemplo nesta área é a Laguna, empresa do setor com maior número de projetos sustentáveis certificados na região Sul do país.
Almáa Cabral terá placas fotovoltaicas para a geração de parte da energia utilizada nas áreas comuns.
Almáa Cabral terá placas fotovoltaicas para a geração de parte da energia utilizada nas áreas comuns.
Um dos novos empreendimentos da construtora em Curitiba, o ALMÁA Cabral, é o primeiro empreendimento do Brasil em processo de certificação GBC Condomínio Platina, que garante não só a preservação do meio ambiente, mas também mais economia financeira nos gastos comuns do condomínio. Cerca de 30% da energia das áreas comuns será gerada por placas fotovoltaicas. Além disso, o ALMÁA Cabral terá uma tomada para carregamento de carro elétrico por residência suspensa. A energia será gerada por placas fotovoltaicas, sem custo algum para o proprietário.
Luz do sol e aproveitamento da luz natural guiou o projeto do AMPIO.
Luz do sol e aproveitamento da luz natural guiou o projeto do AMPIO.
O AMPIO é outro empreendimento recente da Laguna em Curitiba com um projeto inovador e sustentável. A edificação residencial terá as certificações GBC e WELL, que garantem que o projeto, da concepção à entrega, colocam o meio-ambiente, os moradores e suas experiências em primeiro lugar. Parte do consumo das áreas comuns serão atendidas por energia renovável. Além disso, o projeto permite o melhor aproveitamento da luz natural a partir de sua arquitetura que se guia pelo sol, com filtros e formas que deixam a luz entrar de acordo com a permissão do morador através dos brises móveis da fachada.
O Vivapark Porto Belo obteve o selo mais elevado em sustentabilidade e meio ambiente.
O Vivapark Porto Belo obteve o selo mais elevado em sustentabilidade e meio ambiente.
Em Santa Catarina, outro exemplo de empreendimentos com soluções sustentáveis é o Vivapark Porto Belo,  primeiro bairro-parque do Brasil. O bairro idealizado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados foi projetado para que os moradores possam fazer tudo a pé, em um ambiente extremamente arborizado. O projeto é desenvolvido pela Vokkan, uma empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários.
O Vivapark Porto Belo foi o primeiro projeto no mundo a obter o selo LEED for Communities: Plan and Design nível Platinum - o mais elevado do sistema de certificação, referência global em sustentabilidade e meio ambiente, com escore máximo em Qualidade de Vida e Inovação.

Biodiversidade

Ar puro, conforto térmico, diminuição de ruídos, embelezamento dos ambientes: esses são apenas alguns dos benefícios de trazer a natureza para dentro de condomínios residenciais. Viver em espaços verdes também aumenta a qualidade de vida, já que esses locais podem diminuir os níveis de estresse e oferecer ar com menos poluentes. Pensando nisso, construtoras e incorporadoras apostam cada vez na criação de empreendimentos arborizados, com jardins, hortas e pomares.
Plantas são destaque na fachada do Amán.
Plantas são destaque na fachada do Amán.
Em alguns casos, as plantas ganham até a fachada das edificações. Esse é o caso da Amán, empreendimento da Construtora Adriática com previsão de entrega para novembro de 2024. As plantas estão espalhadas por toda a fachada e também ganham destaque nos jardins das áreas comuns. Projetado por Laura Gatti, o paisagismo vertical é um mosaico criado com plantas escolhidas por suas características específicas, o que resulta em um espetáculo de biodiversidade.
Temple Batel terá horta e pomar para os moradores.
Temple Batel terá horta e pomar para os moradores.
A natureza também é protagonista no Temple Batel, novo empreendimento da GT Building na capital paranaense. Isso se reflete no uso da madeira, pedras, ferro e vidro, além da alta incidência de luz natural para criar um ambiente harmônico, sereno e contemplativo. O projeto usa materiais certificados ambientalmente, tem tecnologia de reaproveitamento da água da chuva para irrigação e manutenção das áreas comuns, além de painéis fotovoltaicos e iluminação por sensor de presença. Além disso, os moradores podem cultivar seus próprios alimentos orgânicos na área comum, que terá horta e pomar.

HAUS Anuário Imobiliário 2022

Pensado para quem deseja morar, comprar ou investir, a primeira edição do HAUS Anuário Imobiliário revela detalhes técnicos e conceituais de dezenas de empreendimentos em construção ou prontos para morar, localizados em Curitiba e no litoral de Santa Catarina.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!