Arquitetura

Conheça as 8 cidades muradas mais impressionantes do mundo

HAUS
14/04/2016 01:00
Thumbnail
Quando arco e flecha, espada e lança eram as únicas armas disponíveis para proteger as cidades medievais de invasões, não raramente seus governantes recorriam a uma estratégia arquitetônica bastante eficiente: murar todo o perímetro.
LEIA MAIS
Em todo o mundo, especialmente na Europa e na Ásia, é fácil encontrar muralhas monumentais, normalmente construídas com rochas, que levaram décadas para ficar prontas e hoje são atrativos encantadores.
Confira algumas das cidades muradas mais impressionantes do mundo!
1. Dubrovnik
A cidade murada de Dubrovnik, na costa do Mar Adriático, no extremo sul da Croácia, recebe o apelido de “Pérola do Adriático”. A cidade se desenvolveu graças ao comércio marítimo e, durante a Idade Média, tornou-se a única cidade-estado com vulto suficiente para rivalizar com Veneza. As muralhas originais só cercam a parte velha da cidade, já que, com o passar do anos, Dubrovnik cresceu além de sua área inicial.
2. Jerusalém
Até a descoberta da América e o desenvolvimento de técnicas avançadas de cartografia, os mapas circulares que representavam o mundo tinham como centro geométrico as coordenadas de Jerusalém. Isso porque a cidade sempre foi um centro simbólico para três das grandes religiões monoteístas do mundo: Islã, Cristianismo e Judaísmo. E durante toda sua história tem sido disputada por peregrinos, místicos, reis, guerreiros e políticos. Sob o reinado do Império Otomano, no século 16, seus governantes decidiram reconstruir os muros da cidade, que duram até hoje.
3. Carcassonne
Carcassonne é a maior cidade murada da Europa e uma das mais preservadas de todo o mundo. A fortificação da cidade francesa é um Frankenstein harmônico de diferentes estilos arquitetônicos. A cada conquista, Carcassonne foi ampliando seus muros seguindo o estilo de seus subjugadores. Uma seção guarda características medievais europeias, enquanto outra foi construída segundo o estilo Romano, com tijolos vermelhos e telhas de argila cozida. Uma de suas torres abrigou a Inquisição Católica da região durante o século 13 e ainda é popularmente conhecida como “a Torre da Inquisição”. Em 1991, Carcassonne também ganhou as telas do cinema ao virar cenário para algumas cenas do filme “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”.
4. Itchan Kala
Itchan Kala é uma cidade murada de proporções minúsculas dentro da grande cidade de Khiva, no Uzbequistão. Em seu interior existem diversos monumentos históricos que datam do século 18. Mas o que mais chama atenção é a própria arquitetura moura do local, que se destaca pelas paredes de tijolos secos ao sol – uma técnica extremamente rudimentar, mas eficiente – e pelos portais em cada um dos quatro lados da fortaleza. Seus muros foram destruídos diversas vezes, mas sempre foram reconstruídos da mesma maneira para preservar a história do local.
5. Xi’an
Uma das mais antigas cidades da China, Xi’an coleciona mais de 3 mil anos de história. Ao longo desse período, serviu de capital para 73 imperadores de 13 dinastias diferentes. A cidade também foi a fronteira final da Rota da Seda e guarda o famoso exército de terracota. A atual muralha data do século 14, quando foi reconstruída pela dinastia Ming, e é uma das mais largas de todo o mundo.
6. Ávila
A noroeste de Madri, a cidade espanhola de Ávila guarda uma muralha medieval do século 11 totalmente preservada. Ao todo, são 88 torres semicirculares e nove portões, que são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
7. York
York é uma das cidades mais antigas da Inglaterra. Localizada ao norte do país, ela foi fundada pelos romanos, conquistada pelos saxões, capturada pelos vikings e finalmente incorporada ao Reino da Inglaterra em 954. Diante de tantas invasões, não demorou muito e já no século 12 a cidade se cercou com muros altos de pedra.
8. Taroudant
Taroudant é uma cidade autenticamente berbere no coração do Vale Souss, no Marrocos, frequentemente referenciada como “Avó de Marráquexe”. Os paredões foram levantados no século 16, durante a dinastia Saadi. Hoje a cidade é cheia de mercados movimentados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!