Metragem reduzida

Arquitetura

Você acha que mora em um apartamento pequeno? Conheça 7 das menores casas do mundo

HAUS*
04/01/2021 21:02
Thumbnail
30 m², 20 m², 17 m²? A indústria da construção civil está repleta de exemplos de como é possível viver em metragens reduzidas, tendo a arquitetura como sua grande aliada para que isso ocorra de maneira confortável e funcional.
Mas não são apenas nos edifícios que o viver em menos m² e, consequentemente, com menos ganha destaque. Casas ao redor do mundo mostram que o mínimo pode, sim, significar o máximo quando o assunto é garantir abrigo com boas doses de arquitetura bem feita. Confira sete delas, que variam de 15 m² a incríveis 5 m²!

Casa Parasita

Construída no terraço de um edifício em Quito, Equador, a Casa Parasita tem 12 m² com design minimalista, mas capaz de responder às necessidades de moradia de um jovem ou até mesmo um casal. O programa assinado pelo El Sindicato Arquitectura contempla cozinha, banheiro, cama, espaço de armazenamento e de estar (comer, trabalhar, socializar) distribuídos a partir de um retângulo central.
A fachada tem a forma de "A" com uma generosa abertura em vidro nas faces norte e sul. A primeira, incolor, permite a entrada da luz natural enquanto a segunda, em vidro fosco, complementa a luminosidade e garante privacidade em relação às construções vizinhas.
O acabamento interno é feito com painéis de OSB, do piso ao teto. A estrutura é feita em madeira revestida por painéis metálicos. Uma camada de 12 cm, preenchida com fibra de coco, faz o isolamento térmico e acústico da construção.

Casa de verão

Localizada na região de Contentin, na costa oeste da França, que recebeu a chegada dos vikings no século 9, a Casa de Verão da Costa Viking foi construída em concreto nos anos 1950 para servir de cabana de pescadores.
O restauro dos seus 12 m² ficou a cargo do Freaks Architecture, que não pôde alterar sua forma e dimensões, devido à legislação francesa, mas realizou alterações no telhado e também no isolamento exterior, em metal galvanizado.
Duas janelas de correr permitem a abertura da casa para o horizonte, visto também do terraço que amplia o espaço de estar do imóvel. Internamente, o quarto está apoiado sobre a estrutura do banheiro. A área social, por sua vez, é aberta e conta com uma mesa para até oito pessoas.

Unidade do Estudante

Em 10 m² os arquitetos suecos do Tengbom projetaram uma unidade estudantil que é acessível, inteligente e amiga do meio ambiente.
A minicasa foi erguida em madeira laminada cruzada, o que reduz o custo em 50% e também a pegada de carbono da moradia, uma vez que se trata de um material renovável e com produção local.
A planta, por sua vez, foi inspirada no estilo loft e traz quarto, cozinha e banheiro, além de um pequeno jardim.

Refúgio para o espírito

Construído em madeira, o Refúgio para o Espírito foi pensado para ser facilmente desmontado e transportado.
O projeto, de 8 m², é assinado pelos arquitetos do Allergutendinge e conta com três níves: um estar com cozinha, um dormitório e uma área de trabalho. Esta, por sua vez, se abre (parede frontal e teto), formando um pequeno terraço destinado à meditação e contemplação da natureza.

Diogene

Reconhecida pelas suas peças de design, a Vitra também está no universo da construção civil com um campus que traz edifícios assinados por nomes estelares como Tadao Ando e Zaha Hadid, para citar alguns. Um dos mais recentes, que chegou para compor a constelação, é o igualmente celebrado Renzo Piano, que projetou o Diogene: um espaço de estar mínimo e independente.
Com apenas 7,5 m², a construção é divulgada pela Vitra como seu "menor edifício, mas seu maior produto". Em forma de casinha, similar àquelas desenhadas pelas crianças, ela conta com sistema de captação de água e produção de energia, para que seja completamente independente.
O exterior é revestido em alumínio, com telhado em madeira. Já no interior, encontra-se uma sofá-cama e uma mesa dobrável, um chuveiro, banheiro e cozinha.

Kudhva

O nome Kudhva, que significa esconderijo no cornish, idioma dos povos célticos que ocuparam a região da Cornualha, península da Inglaterra, não poderia ser mais apropriado para o conjunto de quatro cabanas ali construído.
Erguidas à altura das árvores por pilares de madeira, elas são feitas com painéis estruturais de pinho, com cobertura em EDPM e aço galvanizado nas conexões estruturais, com projeto do New British Design.
Em seus 5 m² estão dispostas uma pequena copa, área de estar e cama, todas com vista para a exuberante natureza local.

Casa Keret

Tida como uma das casas mais estreitas do mundo já construídas, a Casa Keret é aquele tipo de construção que não passa desapercebida. Localizada em Varsóvia, na Polônia, ela está encravada entre dois edifícios e conta com apenas 90 cm de largura em uma das extremidades e 1,5 m na outra. Tal fato faz com que não tenha janelas e seu acesso seja feito por uma única escada.
Para minimizar a sensação de claustrofobia do morador, o arquiteto Jakub Szczesny, do estúdio Centrala, projetou-a com uma superfície semitransparente de policarbonato, possibilitando a entrada de luz natural.
Mais do que uma simples moradia, a casa é uma instalação artística. Segundo o arquiteto, ela representa uma crítica ao déficit habitacional na Polônia, sugerindo que mais espaços residuais devam ser utilizados, assim como uma referência aos trágicos eventos da Segunda Guerra que destruíram a cidade e levaram à construção de seus edifícios modernos.
*Com informações do Archdaily Brasil

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!