Arquitetura

Conheça cinco materiais novos e revolucionários para construção

HAUS
05/05/2017 21:52
Thumbnail

Tijolos de vidro são considerados supermateriais e podem tornar a construção civil mais “limpa”. Foto: MVRDV/Divulgação

Uma coleção de materiais inovadores para tornar a construção civil mais eficaz, mais barata e menos poluente. Essa é a ideia da exposição “SuperMaterial”, em cartaz no The Building Centre, em Londres.
O site da exposição anuncia que “propriedades mais fortes, mais leves, mais finas e biodegradáveis estão sendo descobertas em materiais que já existem e em novos componentes produzidos em laboratórios”. A mostra quer apresentar ao público materiais mais resistentes, duradouros e com características que lhes permitem atender a necessidades específicas do setor de construção civil.
São mais de 30 exemplos dos chamados “supermateriais”. Entre eles, conceitos como a “madeira transparente”, o “concreto bio receptivo” e as “partículas de aerogel”. Todos eles fazem parte do que o site da exposição classifica como “a próxima revolução industrial” – mudanças intensas e rápidas no modo como o ser humano produz e constrói suas cidades. Se cada um desses materiais passar a ser utilizado massivamente, o impacto ambiental de nossas obras será drasticamente diminuído. Conheça alguns desses materiais revolucionários.

Partículas de Aerogel

Partículas de aerogel. Imagem: Divulgação
Partículas de aerogel. Imagem: Divulgação
Desenvolvido pela Nasa, o aerogel de sílica está sendo usado em exploração espacial. Por ter baixa capacidade de condução térmica, o material é utilizado para isolar temperaturas extremas em solo marciano e coletar poeira de cometas. De acordo com o site da exposição, o aerogel é o material sólido mais leve conhecido até agora. Na arquitetura, as partículas de aerogel começam a ser usadas em sistemas de painéis isolantes.

Concreto Bio Receptivo

Demonstração de concreto bio receptivo. Imagem: Divulgação
Demonstração de concreto bio receptivo. Imagem: Divulgação
É um concreto que permite o desenvolvimento de plantas e micro-organismos de uma forma mais eficiente e sustentável. Isso significa que nossos edifícios poderiam hospedar organismos vivos em seu material de construção. Com componentes circulares cobertos de musgos, o material promete mostrar o “caminho para cidades mais limpas e saudáveis”.

Madeira transparente

Folha de madeira transparente. Foto: Dilvulgação
Folha de madeira transparente. Foto: Dilvulgação
A madeira transparente foi desenvolvida por pesquisadores. Um pedaço comum de 1mm de madeira pode se tornar até 85% transparente quando tem sua lenhina substituída por um polímero. A grande vantagem do processo é que ele não diminui a resistência da madeira original. Por isso, a madeira transparente está sendo encarada como uma alternativa inquebrável para o vidro. Outra vantagem do novo material sobre o vidro é que esse tipo de madeira continua sendo totalmente biodegradável. Os pesquisadores já vislumbram o uso dessa madeira em painéis solares, mas, para isso, ainda é necessário aumentar a transparência do material.

Solo estabilizado

Amostra de solo estabilizado.  Foto: Divulgação
Amostra de solo estabilizado. Foto: Divulgação
Um material que pode reduzir os custos da construção de estradas em até 60%. Essa é a promessa do solo estabilizado, um polímero que não agride o meio ambiente. Com esse tipo de material, não é necessário utilizar cimento e nem maquinário pesado. Além disso, ele “não tem efeitos ambientais adversos e pode ser reutilizado para a produção agrícola”, diz o site da exposição.

Espuma de alumínio

A espuma de alumínio pode ser usada em revestimentos. Foto: Divulgação
A espuma de alumínio pode ser usada em revestimentos. Foto: Divulgação
A injeção de ar no alumínio derretido dá origem à espuma de alumínio. O metal se solidifica em torno das bolhas de ar, “o que pode ser controlado para permitir superfícies com diversas aparências”. O material já está sendo usado como revestimento interno e externo de grandes projetos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!