Cafeteria em rua rua cool e com apenas 3 m² tem a melhor ambientação de café em Curitiba

Com projeto inspirado na simplicidade, minimalismo e perfeccionismo do Japão, The Coffee foi eleito café com a melhor ambientação no Prêmio Bom Gourmet 2018 por HAUS

Fotos: Eduardo Macarios/Divulgação

por Stephanie D'Ornelas*

02/10/2018

compartilhe

Urbano. Talvez seja essa a palavra que melhor defina o conceito do The Coffee. A cafeteria curitibana é aquele lugar perfeito para pegar uma bebida e partir para o trabalho e para as correrias do dia a dia. Um de seus principais diferenciais é o tamanho diminuto: são apenas 3 m², que dão ao local o título de menor cafeteria da cidade. O espaço foi o vencedor do Prêmio Bom Gourmet 2018 por HAUS na categoria melhor ambientação de café, que avaliou os empreendimentos gastronômicos abertos nos dois últimos anos.

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

>> Construção de grande castelo medieval se destaca em área rural do interior do PR

A inspiração para o projeto veio do outro lado do mundo. “Nos inspiramos no Japão, que tem muitas cafeterias pequenas. Lá o aluguel é muito caro, por isso tem cafeteria em janela, porta. Foi um desafio fazer isso, parecia que nada ia caber lá dentro, mas deu certo”, brinca Alexandre Fertonani, sócio do estabelecimento junto com seus irmãos Luís e Carlos.

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

O projeto, assinado pelo Studio Boscardin.Corsi, alia a simplicidade, o minimalismo e o perfeccionismo japonês. As paredes laterais receberam o subway tile preto, o azulejo de metrô. As ripas pretas metálicas da fachada estão presentes também no interior do café, mas em madeira clara.

Uma das principais preocupações do projeto foi dar destaque ao café apesar do tamanho. Ana Carolina explica que a solução encontrada por ela e Edgard foi verticalizar a fachada, para desprender a cafeteria dos comércios laterais. “A maior dificuldade era fazer com que o espaço chamasse atenção mesmo sendo muito pequeno, que tivesse personalidade e conseguisse se comunicar com os pedestres”, afirma a arquiteta.

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

>> Hotel boutique no Havaí ganha vida com cores vibrantes e referências à natureza

O café segue a linha grab and go, focada na rapidez para o cliente escolher, pagar e levar. “O conceito é que ele seja um ponto de passagem, incluir no dia a dia das pessoas de uma forma muito simples: você pega o café e continua seu caminho sem atrapalhar seus compromissos. A ideia é entrar dentro da dinâmica, do estilo de vida de pessoas”, pontua Ana Carolina.

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

O The Coffee funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h e aos sábados das 12h30 às 19h30 na Rua Prudente de Moraes, 1.227.

>> Veja todos os indicados a café com melhor ambientação e conheça os jurados da categoria de HAUS

*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você