i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

  • PorGazeta do Povo
  • 13/08/2015 11:41
Tijolos: embora muito similares na aparência, cada material tem suas particularidades. Foto: Iuriatan Felipe Muniz/FreeImages
Tijolos: embora muito similares na aparência, cada material tem suas particularidades. Foto: Iuriatan Felipe Muniz/FreeImages| Foto:

O tijolo é o material mais básico das construções. E, embora muito parecidos entre si, eles são completamente diferentes, dependendo de sua finalidade.

Geralmente, o primeiro que nos vem à cabeça é o cerâmico, que tem coloração alaranjada e é feito de argila queimada. No entanto, eles também podem ser feitos com saibro, cimento, terra e vidro.

Antes de comprar o material, é necessário conferir a uniformidade dos tijolos, para ver se todas as peças têm o mesmo tamanho, peso e coloração, como explica a engenheira civil Tania Rodrigues, da Construtora Just. “Também é importante não deixar passar a espessura do tijolo. Em geral, a largura da base do material tem que ser compatível com a largura das vigas, para não precisar deixar dentes e fazer enchimento de reboco dos dois lados.”

Confira os principais tipos de tijolos:

Cerâmico

 

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

Por serem mais baratos, são os mais utilizados pelas construções. Tem bom desempenho térmico, mas costuma ter a falta de padronização como desvantagem, gerando algumas quebras durante a obra.

Maciço

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

Se a preferência for por alvenaria aparente, popularmente chamada de tijolos à vista, os maciços são sua melhor escolha. Mas não esqueça de investir na proteção contra a umidade, com vernizes ou selantes.

Ecológico

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

Feito de argila, é considerado sustentável devido às diferenças em seu processo de fabricação. Não é queimado e dispensa uso de massa de cimento no assentamento.

Concreto

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

É mais pesado, mas o consumo de argamassa é menor. Existe em duas variações: para vedação ou para estrutura. A visual dos dois é semelhante, mas os estruturais têm uma resistência maior.

Refratário

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

Suporta altas temperaturas e é bom isolante térmico. Ideal para caldeiras, churrasqueiras e fornos.

Vidro

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

Usado para efeito decorativo, une a vedação com o aproveitamento da luz natural, deixando passar até 75% da luminosidade externa.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.