Arquitetura

Conheça o tipo ideal de tijolo para sua construção

Gazeta do Povo
13/08/2015 17:41
Thumbnail

Tijolos: embora muito similares na aparência, cada material tem suas particularidades. Foto: Iuriatan Felipe Muniz/FreeImages

O tijolo é o material mais básico das construções. E, embora muito parecidos entre si, eles são completamente diferentes, dependendo de sua finalidade.
Geralmente, o primeiro que nos vem à cabeça é o cerâmico, que tem coloração alaranjada e é feito de argila queimada. No entanto, eles também podem ser feitos com saibro, cimento, terra e vidro.
Antes de comprar o material, é necessário conferir a uniformidade dos tijolos, para ver se todas as peças têm o mesmo tamanho, peso e coloração, como explica a engenheira civil Tania Rodrigues, da Construtora Just. “Também é importante não deixar passar a espessura do tijolo. Em geral, a largura da base do material tem que ser compatível com a largura das vigas, para não precisar deixar dentes e fazer enchimento de reboco dos dois lados.”
Confira os principais tipos de tijolos:
Cerâmico
Por serem mais baratos, são os mais utilizados pelas construções. Tem bom desempenho térmico, mas costuma ter a falta de padronização como desvantagem, gerando algumas quebras durante a obra.
Maciço
Se a preferência for por alvenaria aparente, popularmente chamada de tijolos à vista, os maciços são sua melhor escolha. Mas não esqueça de investir na proteção contra a umidade, com vernizes ou selantes.
Ecológico
Feito de argila, é considerado sustentável devido às diferenças em seu processo de fabricação. Não é queimado e dispensa uso de massa de cimento no assentamento.
Concreto
É mais pesado, mas o consumo de argamassa é menor. Existe em duas variações: para vedação ou para estrutura. A visual dos dois é semelhante, mas os estruturais têm uma resistência maior.
Refratário
Suporta altas temperaturas e é bom isolante térmico. Ideal para caldeiras, churrasqueiras e fornos.
Vidro
Usado para efeito decorativo, une a vedação com o aproveitamento da luz natural, deixando passar até 75% da luminosidade externa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!