Conheça os 20 melhores novos prédios do mundo; escola brasileira está na lista

O Royal Institute of British Architects (RIBA), instituição que concede um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo, divulgou nesta quarta-feira (9) os vencedores de 2018

Foto: Giovanni Nardi

por Aléxia Saraiva

09/05/2018

compartilhe

Royal Institute of British Architects (RIBA), instituição que concede um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo, divulgou nesta quarta-feira (9) os vencedores de suas duas categorias. Na primeira, o RIBA International Emerging Architect, o prêmio foi concedido ao escritório Aleph Zero, dos curitibanos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, com projeto para escola da Fundação Bradesco em Formoso do Araguaia (TO). Na segunda, o RIBA Awards for International Excellence, 20 projetos internacionais são escolhidos como melhores novos prédios do mundo — e destacou novamente os brasileiros de Curitiba.

Segundo a instituição, os critérios para escolha dos laureados são rigorosos e incluem visitas dos membros do júri do RIBA e de arquitetos locais a todos os candidatos.

Escola vencedora do RIBA 2018 foi projetada pela Aleph Zero em parceria com o estúdio de design Rosenbaum. Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

Em nota oficial, o Presidente do RIBA, Ben Derbyshire, explicou que os vencedores foram selecionados segundo sua ambição na arquitetura, simplicidade no design e excelência na execução. “[A categoria] é um testamento da amplitude e da qualidade da arquitetura sendo criada no mundo. Os 20 prédios vencedores demonstram a importância e o longo alcance da contribuição que a arquitetura tem em nossas vidas diárias”, explica o presidente.

Confira os 20 vencedores:

Audain Art Museum, Patkau Architects, Canadá

Foto: James Dow

Onde: Whistler, Canadá

Uma galeria de arte concebida em uma série de blocos que formam uma ponte. Usando o clima e a região para construir o design, o Museu de Arte Audain explora a configuração da floresta local para integrar o projeto.

BBVA Bancomer Tower, LegoRogers, México

Foto: Lourdes Legorreta

Onde: Cidade do México, México

Uma sede sob medida para um banco internacional. O projeto do BBVA Bancomer Tower traz uma resposta elegante a um local complicado tanto em termos de urbanismo como no que se refere às complexidades que envolvem edifícios altos.

Buendner Kunstmuseum Chur, Barozzi Veiga, Suíça

Foto: Simon Menges

Onde: Chur, Switzerland

O prédio de uso cultural foi vencedor, em 2011, de uma competição para eleger o melhor projeto que ampliasse uma galeria de arte localizada em uma casa do sérculo 18, a “Villa Planta”. O Buendner Kunstmuseum Chur, com sua elegância e minimalismo, chama atenção no centro da pequena cidade.

Captain Kelly’s Cottage, John Wardle Architects, Austrália

Foto: Trevor Mein

Onde: Tasmânia, Austrália

Uma nova inserção em uma residência do século 19 localizada na ilha de Bruny. Finalizada, a obra oferece uma leitura contemporânea da arquitetura vernacular.

Central European University – Fase 1, O’Donnell + Tuomey, Hungria

Foto: Tams Bujnovszky

Onde: Budapeste, Hungria

Parte novo e parte retrofit, o centro educacional abriga dois dos quatro prédios do campus da universidade. O desenho do projeto é inspirado pelo contexto histórico da cidade e apresenta soluções com sensibilidade, usando características da arquitetura local.

Children Village, Rosenbaum + Aleph Zero, Brasil

Foto: Divulgação

Onde: Formoso do Araguaia (TO), Brasil

A escola que abriga 540 crianças na fazenda Canuanã, no Tocantins, foi projetada para que os alunos se sentissem acolhidos pelo ambiente em que moram, uma vez que ela funciona em regime de internato. Os arquitetos fizeram uma imersão na vida local, entrevistando as crianças e famílias da região, para então realizar o projeto. A escola utiliza técnicas e materiais que valorizam o local.

Lanka Learning Center, feat.collective, Sri Lanka

Foto: Barbara Better Vincent Heiland

Onde: Província Oriental, Sri Lanka

O pentágono que abriga um centro educacional é o primeiro edifício construído em um contexto pós-tsunami e decorrentes iniciativas de baixo custo para reconstruir a região. Os recursos do prédio foram arrecadados por meio de doações. O projeto previa promover oportunidades, educação e segurança para seus estudantes.

M4 Metro Line Budapest, FŐMTERV-PALATIUMUVATERV Consortium with Budapesti Építőművészet Műhely, Gelesz és Lenzsér, Puhl és Dajka, sporaarchitects, VPI Studio, Hungria

Foto: Tams Bujnovszky

Onde: Budapeste, Hungria

A nova estação dez do metrô é notável por suas realizações técnicas e por oferecer uma estrutura completa e eficiente em igual medida.

Mount Herzl Memorial Hall,  Kimmel Eshkolot Architects in collaboration with Kalush Chechick architects, Israel

Foto: Amit Geron

Onde: Israel

O memorial Monte Herzl Hall foi construído na entrada para o Cemitério Nacional de Israel. Como uma grande caverna, ele tem na abertura central, que inunda de luz o espaço, criando uma atmosfera calma e pacífica, um de seus destaques.

Musée d’arts de Nantes, Stanton Williams, França

Foto: Nick Hufton

Onde: Nantes, França

A elegante alteração proporcionada pelo edifício do Museu de Artes de Nantes é destacada pelo prêmio, assim como a mescla do velho e do novo que ele proporciona.

Museum Voorlinden, Kraaijvanger Architects, Holanda

Foto: Christian Richters

Onde: Wassenaar, Holanda

O novo museu de arte contemporânea tem no telhado seu principal destaque. Formado por 115 mil tubos de alumínio inclinados, ele permite que uma “cascata” de luz invada os espaços da galeria.

Sancaklar Mosque, EAA-Emre Arolat Architecture, Turquia

Foto: Cemal Emden

Onde: Istambul, Turquia

A Mesquita Sancaklar foi construída por meio de um financiamento privado nos arredores de Istambul. Apresenta design contemporâneo e interior que faz referência às convenções litúrgicas.

Stavros Niarchos Foundation Cultural Center, Renzo Piano Building Workshop & Betaplan, Grécia

Foto: Michel Denanc

Onde: Atenas, Grécia

O projeto reúne a Casa de Ópera, Livraria Nacional e parque em um projeto formal e dramático. Outro destaque é o “telhado flutuante”, que deve se tornar um novo marco na paisagem de Atenas.

Studio Dwelling at Rajagiriya Palinda Kannangara Architects, Sri Lanka

Foto: Sebastian Posingis

Onde: Colombo, Sri Lanka

Construído em quatro pavimentos, o Studio Dwelling at Rajagiriya abriga um estúdio de arquitetura e residência em uma engenhosa “caixa trabalhada”, como detalha o RIBA.

Tatsumi Apartment House, Hiroyuki Ito Architects, Japão

Foto: Makoto Yhoshida

Onde: Tóquio, Japão

O Tatsumi Apartment House traz uma resposta direta às necessidades de uma
população rápida e dinâmica por meio de uma lógica convincente para o uso
de um espaço limitado que promove conforto e calma.

The Ancient Church of Vilanova de la Barca, AleaOlea architecture & landscape, Espanha

Foto: Adrià Goula

Onde: Vilanova de la Barca e Lleida, Espanha

A paróquia datada do século 13, que foi parcialmente danificada durante a Guerra Civil Espanhola, foi reconstruída e ganhou vida nova como uma instalação comunitária para fins sociais e culturais.

Toho Gakuen School of Music, NIKKEN SEKKEI, Japão

Foto: Harunori Noda

Onde: Tóquio, Japão

Com espaços de ensino independentes, inteligentes e com tratamento acústico, o edifício mantém a ordem e a formalidade ao mesmo tempo em que permite a improvisação e sua adaptação por parte dos alunos.

University of Amsterdam Allford Hall Monaghan Morris, Reino Unido

Foto: Tim Soar

Onde: Amsterdã, Holanda

Dois edifícios do centro de Amsterdã foram reformados para seu novo uso para a universidade. Próximo ao canal, o projeto é ousado às vezes reservado, criando novas vistas e caminhos dentro do edifício e ao redor do espaço.

Floresta vertical, Boeri Studio, Itália

Foto: Giovanni Nardi

Onde: Milão, Itália

Combinando a biodiversidade com a agitada vida urbana, o Bosco Verticale cria seu próprio microclima e contribui com a qualidade do ar por meio de um paisagismo atraente e marcante.

Xiao Jing Wan University Foster + Partners, China

Foto: Nigel Young

Onde: Shenzhen, China

Com 55 mil m², o projeto do campus baseia-se fortemente no tijolo, material local, e faz dele sua estrela. De acordo com o júri do prêmio, o material foi utilizado de forma engenhosa não apenas no que se refere à forma, mas também ao efeito visual que gera.

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você