Arquitetura

Conjunto da Pampulha é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade

Folhapress
17/07/2016 17:12
Thumbnail
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, conquistou, neste domingo (17), o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, dado pela Unesco.
Construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1940, também participaram da elaboração do projeto o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor Cândido Portinari, autor do painel externo de azulejos da Igreja de São Francisco de Assis. Compõem o conjunto arquitetônico a Lagoa da Pampulha e sua orla, os jardins de Burle Marx, a Igreja de São Francisco de Assis, o antigo Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile, o Iate Golfe Clube (atual Iate Tênis Clube) e a praça Dalva Simão (antiga Santa Rosa).
Em nota, o governo federal se disse satisfeito com o título recebido pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
“O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a decisão da Unesco de inscrever o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, na lista do patrimônio mundial”, disse.
“A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras”, acrescentou. “Essa abordagem pioneira, fruto da colaboração entre Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, entre outros grandes artistas, criou uma nova linguagem arquitetônica fluida e integrada às artes plásticas, ao design e à paisagem”, completou.
Ainda de acordo com a nota enviada pelo governo, a Unesco recomendou que o Brasil restaure alguns elementos do complexo arquitetônico, amplie o plano de gestão e estabeleça uma estratégia de turismo para a área, além de adotar medidas para melhorar a qualidade de água da lagoa.
O processo de votação, em Istambul, chegou a ser ameaçado de não acontecer devido à tentativa de golpe militar no começo da madrugada deste sábado (16). Por causa da instabilidade política da região, a reunião do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco encerrará os trabalhos neste domingo (17), três dias antes do previsto.
Para as candidaturas que não forem examinadas pelo comitê, a Unesco deve fazer uma reunião extraordinária em sua sede, em Paris, em setembro.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!