Arquitetura

É possível levantar uma casa em 100 dias. Veja como

Luan Galani
31/05/2017 21:52
Thumbnail

A fachada da casa que será levantada em 100 dias. Fotos: Mora Constrói/Clarice Volpi/Divulgação

Obras nunca são rápidas. Mas e quando elas precisam ser? Um senhora de 90 anos foi assaltada na própria casa no Bacacheri e decidiu que não queria mais morar sozinha. Para ajudar a mãe, os dois filhos decidiram construir uma nova residência ao lado da deles em um condomínio fechado na Barreirinha.
A arquiteta Clarice Volpi fez o projeto em 25 dias e a construtora Mora Constrói prometeu levantar a casa em 100 dias. Em geral, casas convencionais de alvenaria são erguidas em aproximadamente 145 dias, quando rápidas.
O segredo para fazer em menos tempo está em uma gestão eficiente da obra e no usa da argamassa polimérica, de acordo com os sócios da construtora, Leopoldo Guimarães e Harison Borchardt. “A argamassa polimérica funciona como uma cola, otimiza o tempo e o espaço na obra, e permite que façamos 45 m² de parede por dia, quando com a argamassa comum o normal seria de 20 m²”, frisa o arquiteto Leopoldo Guimarães.
A cola ainda melhora 25% o isolamento acústico e térmico da casa. O único detalhe é que o produto não pode ser utilizada nas paredes estruturais. Os profissionais também pensaram na possibilidade do woodframe, mas a construção demoraria ainda mais tempo para ser finalizada. A casa será entregue no início de setembro. Atualmente apenas 15% dos profissionais utiliza essa nova técnica construtiva.
Outro ponto que ajuda a tornar a construção mais rápida é empregar a argamassa estabilizada como reboco. “Ela vem pronta e é só jogar na parede dentro de um prazo de 48 horas, se não o material se perde”, explica Guimarães.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!