Arquitetura

Construir em contêiner virou um grande negócio; casa é avaliada em quase um milhão de dólares

HAUS
02/12/2018 19:52
Thumbnail

Foto: reprodução/Sothebys

Não é novidade que os contêineres têm sido uma saída multiuso na arquitetura. Mostras de decoração, vilas gastronômicas e até programas de televisão da área têm investido na reutilização das caixas de aço construídas para transporte de cargas em navios. No entanto, uma casa construída a partir deste material na cidade de Califórnia, em Nova Jersey, Estados Unidos, conseguiu um novo feito: ser avaliada por 875 mil dólares — o equivalente a R$ 3,39 milhões —, à venda pela Sotheby’s.
Foto: reprodução/Sothebys
Foto: reprodução/Sothebys
A façanha é do arquiteto Adam Kalkin, que soldou diversos contêineres e criou diferentes ambientes para a casa, que tem 370 m². Com dois andares, a estrutura conta com quatro quartos e três banheiros. A casa foi construída em 2008.
Foto: reprodução/Sothebys
Foto: reprodução/Sothebys
Muitos dos ambientes da área comum são amplos e integrados, valorizando o contraste entre a natureza que rodeia a casa e o aço da estrutura, sempre à mostra. No primeiro andar, ficam a sala de estar, de jantar e cozinha. A cozinha, em inox, conta com uma ilha de quase 4 metros de comprimento.
Foto: reprodução/Sothebys
Foto: reprodução/Sothebys
A escolha do arquiteto não foi à toa. Kalkin acompanhou os avanços que estavam sendo feitos com contêineres, e viu no material um grande potencial para desenvolver uma estética modernista e industrial a partir dele. Depois da construção, a casa foi do próprio arquiteto.
A residência é dividida em três partes principais: a área central, a ala leste e a ala oeste, cada uma pensada a concentrar conjuntos de cômodos que atendam objetivos específicos — receber hóspedes, descansar, trabalhar. Outras facilidades da casa incluem uma livraria, uma sala de jogos, um pátio e dois escritórios privados. Veja aqui o anúncio da casa na Sotheby’s.
Assista ao vídeo que faz um tour pela residência:

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!