Arquitetura

Corrosão é mais severa na praia

adrianoj
20/11/2009 02:56
Thumbnail
Trincas em lajes e pilares e manchas escuras ou alaranjadas nas paredes. Esses são os sinais de uma possível infiltração na residência. “Isso é bastante preocupante no Litoral, já que a ma­­­resia contém hipocloreto, substância que quando dissolvida tende a contaminar o concreto e, se encontrar condições propícias, como a existência de água (umidade de uma infiltração), causa corrosão da estrutura do imóvel”, alerta o engenheiro civil e professor do Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mar­­­celo Medeiros. Ele explica que um profissional capacitado (um engenheiro especializado em recuperação de estrutura de concreto) tem, por meio de um equipamento, como medir o potencial dessa corrosão e planejar a recuperação da estrutura do imóvel.
Medeiros diz que dois fatores importantes para evitar o problema é a escolha do cimento certo (em qualquer construção e reforma) e de mão de obra capacitada (com boa indicação). “Há tipos de cimento que oferecem menor permeabilidade, ideais para serem usados em construções de praia. Esses cimentos têm as classificações CPIIZ e CPIV. Para que tenham o efeito resistente desejado, no entanto, é preciso que a mão de obra seja boa e que saiba fazer bem a mistura do concreto.”
O mesmo cuidado com paredes e lajes deve ser tomado com o telhado. “Ao menor sinal de goteiras e manchas é preciso verificar e consertar o telhado. Quanto mais tempo o problema for deixado de lado, maior ele fica depois e mais caro de resolver.”
As calhas devem ser limpas regularmente, principalmente nas saídas de escoamento. A limpeza da caixa d’água e da fossa séptica (para quem não tem tratamento pela rede de esgoto pública) também são manutenções que devem ser feitas antes da temporada. “É importante proteger a caixa d’água, não só fechá-la, mas impedir o contato da luz com a água para que não aja a formação de algas, nocivas para o nosso metabolismo”, diz o professor do De­­­partamento de Hidráulica e Sa­­neamento da UFPR, Miguel Man­­sur Aisse.
O Guia do Usuário da Sanepar, (www.sanepar.com.br, em um link do lado esquerdo da página), traz informações precisas sobre a quantidade de água clorada, materiais e o jeito certo de fazer a limpeza da caixa. “No caso da fossa, recomendo uma limpeza anual, pensando em uma residência usada durante todo o ano por uma família de quatro a cinco pessoas. É bastante comum as pessoas esquecerem desse cuidado e com um número a mais de pessoas na casa durante o verão, a fossa acaba transbordando”. A limpeza da fossa (remoção do lodo) deve ser feita por empresas especializadas na atividade.
Ralos e sifões de pia podem causar mau cheiro. “Quando molhados eles impedem que os gases da rede sejam exalados. Mas com a casa vazia por muito tempo, eles tendem a secar e dar vazão ao mau cheiro, além de permitir a entrada de vetores (baratas e afins). Por isso a cada visita à residência de praia é importante deixar correr um pouco de água neles.”
Cupim
O local favorito para o ataque desses insetos é o ripamento do telhado das casas de praia. “Geralmente é depois que ataca essas parte da casa que desce para outras como portas, janelas, rodapés e mó­­­veis. É justamente nesse período que as pessoas percebem o problema, mas provavelmente o telhado já foi atacado”, explica o biólogo da Exclusiva Controle de Pragas, Roberto Lúcio Passos de Amo­­rim.
Para prevenir o problema, ele aconselha que o telhado seja avaliado frequentemente. “Os sinais de cupim mais fáceis de identificar são os buracos e o pó do cupim, que na verdade são as fezes do inseto e por isso são prejudiciais a nossa saúde, podendo causar doenças como a micose”. A madeira seca esfarelada também é sinal da presença da praga.
Para fazer a avaliação é preciso chamar empresas de dedetização com licença da Vigilância Sanitária. A hora de trabalho custa, em mé­­­dia, R$ 200. O tratamento é feito com produtos aplicados por má­­­quinas elétricas cuja ação dura seis meses. A casa só deve ser ocupada novamente depois de 6 a 8 horas da aplicação do produto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!