Arquitetura

Coworking com mais de 6 mil plantas é uma “floresta urbana”

HAUS
21/12/2019 10:57
Thumbnail

Foto: reprodução

Trazer a natureza para dentro, ou pelo menos para perto, dos espaços de morar e trabalhar se tornou uma das principais premissas de qualquer bom projeto de arquitetura. O escritório SelgasCano, do casal espanhol José Salgas e Lucía Cano, elevou tal conceito a outro nível no projeto do Second Home, em Los Angeles, Califórnia, filial do coworking de mesmo nome existente em Londres há quatro anos.
Fazendo referência a uma “ilha” tropical, o espaço abriga 60 escritórios curvilíneos, cujos telhados amarelos – que lembram um buquê de lírios, quando visto de cima –  já bastariam para destacar o projeto. Mas ele vai além e traz 6,5 mil plantas e árvores circundando os ambientes, transformando o coworking em uma verdadeira “floresta urbana”.
Foto: reprodução
Foto: reprodução
Todas as mais de cem espécies são nativas do sul da Califórnia, o que faz com que sejam adequadas às condições climáticas locais, e mantidas por um “controlador inteligente” que faz a rega conforme a necessidade das plantas. O contato com “o verde” se dá por caminhos em madeira que interligam os espaços e pelos pátios ao ar livre, feitos a partir de decks de madeira, que estimulam a interação entre os coworkers .
Foto: reprodução
Foto: reprodução
Os escritórios têm plantas distintas, sendo que o maior deles comporta até 25 pessoas, todas em formato oval. O piso traz madeira laminada cruzada e parcialmente enterrada (o que otimiza as qualidades isolantes do material) e o fechamento é feito em acrílico, o que contribui para a contemplação e interação com os elementos naturais.
Foto: reprodução
Foto: reprodução
O Second Home conta, ainda, com espaços públicos, como livraria, restaurante e salas de reuniões, que podem ser utilizadas pela comunidade e por instituições de caridade locais. Um auditório com 200 lugares também é contemplado pelo projeto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!