i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cozinha compartilhada ao ar livre ganha prêmio brasileiro de arquitetura

  • PorLuan Galani
  • 11/12/2019 12:52
Cozinha ao ar livre no Parque do Ingá foi a vencedora do Prêmio Novos Arquitetos Docol 2020. Imagem: Docol/Divulgação
Cozinha ao ar livre no Parque do Ingá foi a vencedora do Prêmio Novos Arquitetos Docol 2020. Imagem: Docol/Divulgação| Foto:

Um dos principais nomes de metais sanitários da América Latina e líder no Brasil na fabricação de torneiras, chuveiros e economizadores de água, a Docol acaba de anunciar os vencedores do Prêmio Novos Arquitetos. O objetivo é premiar e apresentar ao mercado novos talentos da arquitetura e do design.

O desafio proposto aos grupos inscritos foi criar um projeto original com uma das linhas pré-estipuladas da marca como destaque, como é o caso da inovadora torneira de ozônio que esteriliza objetos elimina agrotóxicos.

Cozinha compartilhada ao ar livre ganha prêmio brasileiro de arquitetura

A proposta vencedora é uma cozinha ao ar livre no Parque do Ingá, de autoria de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, em Maringá, no Paraná, Jonathan Oliveira, Andreia Chapini e Matheus Moreira, sob orientação de Paulo Renato. “O conceito da Cozinha Park é ser simplesmente livre, sendo abraçada pela natureza. para quem quer utilizá-la”, descrevem os estudantes em informativo oficial da Docol. A inspiração foi uma frase do renomado arquiteto curitibano e criador da Escola Paulista de Arquitetura, João Vilanova Artigas.

O ‘pulo do gato’ foi trazer conforto a um local de encontros informais, para engajar ainda mais as pessoas, sem perder a essência do espaço e o diálogo com o entorno. Como explica o arquiteto Angelo Bucci, um dos jurados do prêmio, ao lado de Gui Mattos, Baba Vacaro e Maurício Arruda, “o projeto inova na abordagem, oferece a cozinha à cidade como se abrisse as portas de casa ou se domesticasse o espaço público do Parque do Ingá em Maringá.’’

Os estudantes ganharam passagens aéreas e estadia para visitar a Semana de Design de Milão 2020.

Cozinha compartilhada ao ar livre ganha prêmio brasileiro de arquitetura

O segundo lugar — Banheiro Borogodó — ficou com estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Wolfgang Fischer, Julia Stopasolla e João Victor Ortiz. Inspirado no movimento Bossa Nova, no Rio de Janeiro durante a década de 1960, o alunos trouxeram elementos naturais que nos conectam ao passado para integrar do interior ao externo e transformar o espaço em uma continuidade da paisagem brasileira.

Cozinha compartilhada ao ar livre ganha prêmio brasileiro de arquitetura

O terceiro lugar foi o projeto da Cozinha Eco, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tuiuti do Paraná, Yasmin Antunes, Leticia Gandara e Danniel Felipe Saczk. O foco foi destacar o contraste entre tecnologia e natureza, aplicado no uso dos materiais do ambiente.

Todos os grupos mais bem colocados nas provas complementares foram assistidos em monitorias com escritórios prestigiados de todo o país, como Nitsche Arquitetos, Bloco Arquitetos, Estúdio 41, Rua Arquitetos e SuperLimão.

LEIA TAMBÉM

5 projetos de cozinhas surpreendentes e totalmente pretas

Como usar tapetes do jeito certo em diferentes cômodos

Arquitetura de vestir: em parceria inédita, Kengo Kuma assina tênis para a Asics

Creche construída no Brasil é a primeira do mundo com selo máximo de construção sustentável

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.