Arquitetura

Cozinha compartilhada ao ar livre ganha prêmio brasileiro de arquitetura

Luan Galani
11/12/2019 18:52
Thumbnail

Cozinha ao ar livre no Parque do Ingá foi a vencedora do Prêmio Novos Arquitetos Docol 2020. Imagem: Docol/Divulgação

Um dos principais nomes de metais sanitários da América Latina e líder no Brasil na fabricação de torneiras, chuveiros e economizadores de água, a Docol acaba de anunciar os vencedores do Prêmio Novos Arquitetos. O objetivo é premiar e apresentar ao mercado novos talentos da arquitetura e do design.
O desafio proposto aos grupos inscritos foi criar um projeto original com uma das linhas pré-estipuladas da marca como destaque, como é o caso da inovadora torneira de ozônio que esteriliza objetos elimina agrotóxicos.
A proposta vencedora é uma cozinha ao ar livre no Parque do Ingá, de autoria de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, em Maringá, no Paraná, Jonathan Oliveira, Andreia Chapini e Matheus Moreira, sob orientação de Paulo Renato. “O conceito da Cozinha Park é ser simplesmente livre, sendo abraçada pela natureza. para quem quer utilizá-la”, descrevem os estudantes em informativo oficial da Docol. A inspiração foi uma frase do renomado arquiteto curitibano e criador da Escola Paulista de Arquitetura, João Vilanova Artigas.
O ‘pulo do gato’ foi trazer conforto a um local de encontros informais, para engajar ainda mais as pessoas, sem perder a essência do espaço e o diálogo com o entorno. Como explica o arquiteto Angelo Bucci, um dos jurados do prêmio, ao lado de Gui Mattos, Baba Vacaro e Maurício Arruda, “o projeto inova na abordagem, oferece a cozinha à cidade como se abrisse as portas de casa ou se domesticasse o espaço público do Parque do Ingá em Maringá.’’
Os estudantes ganharam passagens aéreas e estadia para visitar a Semana de Design de Milão 2020.
O segundo lugar — Banheiro Borogodó — ficou com estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Wolfgang Fischer, Julia Stopasolla e João Victor Ortiz. Inspirado no movimento Bossa Nova, no Rio de Janeiro durante a década de 1960, o alunos trouxeram elementos naturais que nos conectam ao passado para integrar do interior ao externo e transformar o espaço em uma continuidade da paisagem brasileira.
O terceiro lugar foi o projeto da Cozinha Eco, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tuiuti do Paraná, Yasmin Antunes, Leticia Gandara e Danniel Felipe Saczk. O foco foi destacar o contraste entre tecnologia e natureza, aplicado no uso dos materiais do ambiente.
Todos os grupos mais bem colocados nas provas complementares foram assistidos em monitorias com escritórios prestigiados de todo o país, como Nitsche Arquitetos, Bloco Arquitetos, Estúdio 41, Rua Arquitetos e SuperLimão.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!