Arquitetura

Cozinha vermelha rouba a cena em projeto e mostra como trazer cor para dentro de casa

Gazeta do Povo
11/10/2019 21:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

Apostar em um ambiente completamente colorido é uma ideia que não passa pela sua cabeça? O projeto desta cozinha talvez faça você considerar esta possibilidade. Assinado pela arquiteta curitibana Ana Johns, ele trouxe o vermelho como protagonista, um pedido dos proprietários do imóvel, sem sobrecarregar os demais ambientes da área social do apartamento, que são integrados à cozinha.
Para isso, o ambiente recebeu revestimentos em tons neutros, com azulejos em tons de cinza e bancada preta. “A escolha da pedra nesta cor foi proposital, para não colocar mais um elemento com cor no espaço. Além disso, ela combina com os eletros e não briga com o vermelho”, explica a arquiteta.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A marcenaria com linhas retas e design contemporâneo é outro ponto que contribui para equilibrar o destaque trazido pela cor vibrante, assim como a escolha dos eletrodomésticos, em inox e vidro escuro.
A circulação e o espaço para armazenamento de louças, mantimentos e demais utensílios são garantidos pelo armário em L, que também abriga a geladeira e o micro-ondas. Para dar acabamento e ampliar ainda mais o espaço, o fundo dele foi revestido com espelhos que potencializam a sensação de integração da cozinha com as salas de jantar e estar. A mesa vazada em madeira, com banquetas altas, também contribui para isso.
Além da ausência de barreiras visuais, a tonalidade e a textura do elemento natural funcionam como conectores entre os espaços, uma vez que também estão presentes nos pés das cadeiras, na mesa e no buffet da sala de jantar e no painel do rack e mesa de centro da área de estar.
Para quem deseja apostar na proposta, a arquiteta Ana Johns deixa uma dica: ter atenção na forma de usar a cor. Isso significa evitar a mistura de dois tons fortes, por exemplo, e optar por uma tonalidade que os moradores realmente gostem. “Na dúvida, use somente alguns itens [na cor], que podem ser mudados depois”, orienta Ana.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!