Pesquisa e cultura arquitetônica

Arquitetura

Curitiba inaugura escola de patrimônio cultural em parceria com UTFPR

Sharon Abdalla
18/08/2020 21:52
Thumbnail

Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural (FCC), inaugurou na última quinta-feira (13) a Escola de Patrimônio & Liceu das Artes. O espaço, que ocupa um imóvel histórico na Praça Garibaldi, nas esquinas das ruas Kellers e Dr. Muricy, será destinado à realização de atividades voltadas à pesquisa e preservação do patrimônio cultural da cidade, além da formação e capacitação técnica na área.
"A Fundação Cultural, em suas quase cinco décadas de história, notabilizou-se pela formação em artes, nos seus diversos espaços culturais, onde oficinas e ateliês atendem aos artistas e à comunidade. Sendo assim, o Liceu das Artes vem para suprir uma lacuna na área de patrimônio cultural em uma sinergia com a Escola de Patrimônio", avalia Ana Cristina de Castro, presidente da FCC, em entrevista a HAUS.
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
Desenvolvido desde 2019, o projeto da escola é realizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pode ser entendido como uma extensão do projeto Arquivo Arquitetura, realizado pela universidade com o objetivo de fazer um inventário das edificações históricas de Curitiba, disponibilizando as informações sobre elas no site e também por meio de QR codes fixados nos próprios imóveis.
"Queremos movimentar o segmento da educação patrimonial, queremos ajudar, contribuir, informar. É uma forma de sair dos muros da universidade e oferecer para a cidade um serviço de comunicação com o patrimônio, o que acaba sendo uma forma de preservá-lo", destaca Giceli Portela, professora de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e uma das coordenadoras do projeto da universidade.
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Programação

Tendo a pesquisa e a formação técnica de profissionais como carro-chefe, a Escola de Patrimônio irá oferecer cursos, oficinas, workshops e masterclasses nas áreas de conservação e restauro, além de aulas de desenhos e confecção de maquetes.
Muitos deles, inclusive, deverão contar com a participação de professores convidados de instituições de ensino nacionais e internacionais que mantêm convênio com a UTFPR, como a École de Chaillot (França), La Sapienza (Itália), Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Tomar (Portugal). Ações voltadas à educação patrimonial junto à comunidade, como roteiros de visitas guiadas com estudantes de escolas públicas e demais interessados, palestras e a exposição de maquetes dos imóveis catalogados pelo projeto Arquivo Arquitetura também estão previstas.
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
"Com o término da pandemia, estaremos programando a visita de representantes à École de Chaillot [de Paris], a primeira parceira internacional do espaço, para visitas técnicas e organização de um seminário. [Também] já estão previstos para 2021 editais da Fundação Cultural de Curitiba para [a realização de] oficinas de conservação e restauro de bens móveis, como acervo documental e artístico, e bens integrados, como murais e painéis", adianta Ana Cristina.
Até que isto seja possível, por conta das medidas de isolamento social necessárias no momento, a presidente lembra que a Fundação Cultural, em parceria com a UTFPR, tem promovido aulas abertas à comunidade por meio de lives. Os conteúdos são gravados e estão disponíveis no canal do Arquivo Arquitetura. Novas aulas, assim como palestras e cursos virtuais com a École de Chaillot, devem ser realizadas ainda neste segundo semestre.
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
A Biblioteca Prof. Key Imaguire Júnior também integra as instalações da Escola de Patrimônio. Composta por mais de 800 exemplares doados pelo professor à Fundação Cultural, ela funcionará como um rico acervo sobre o tema, além de uma homenagem a um dos primeiros coordenadores da Casa Romário Martins, que foi o embrião da atual Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!