Soma Galeria

Arquitetura

Curitiba recebe exposição do arquiteto Gustavo Utrabo, um dos jovens mais talentosos da nova geração

Luan Galani
30/07/2021 17:41
Thumbnail

Casa em Paraty, de Gustavo Utrabo, em exposição na Soma Galeria. | Divulhgação/Soma Galeria

A Soma Galeria apresenta uma exposição inédita do arquiteto e urbanista curitibano radicado em São Paulo Gustavo Utrabo, considerado uma das novas promessas da arquitetura contemporânea. Utrabo coleciona os principais prêmios nacionais e internacionais do setor e atualmente também é membro da banca de jurados do RIBA International Prize.
Nesta mostra, batizada de "Imaginar o Real", o arquiteto traz maquetes, desenhos e pinturas que possibilitam um entendimento de seu processo de criação. Os trabalhos de Utrabo valorizam a sustentabilidade e a inclusão, promovendo projetos de impacto social.
A Soma Galeria está localizada no multiespaço SFco179, na Rua São Francisco, 179. A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 11h às 19h, com entrada gratuita.

Confira entrevista exclusiva de HAUS com o arquiteto:

Como surgiu a ideia desta exposição?
A exposição surgiu de um generoso convite da Malu Meyer (proprietária da Soma) e da abertura que ela possibilitou de pensar o trabalho do estúdio em um formato que fosse pertinente para a galeria. Acho sempre fascinante os processos criativos e em muitos casos eles são muito didáticos. E um trabalho em si, nesse sentido, achamos (eu e Malu) que seria pertinente compartilhar esses processos. No nosso caso eles ocorrem por meio de pinturas, desenhos e maquetes (que chamo de modelos de realidade). Portanto, a exposição é uma seleção de imagens e objetos desses processos criativos da produção mais recente do estúdio.
Qual o objetivo dessa exposição?
Acredito que toda exposição possui a oportunidade de tocar o sensível nas pessoas, espero que seja o mesmo na “Imaginar o real”. Além disso, penso que muitas discussões podem surgir devido aos trabalhos em si, como eles se posicionam em cada situação, materialidade e assim por diante. A ideia de uma exposição como convite para se imaginar coletivamente me soa bastante agradável nesse momento que vivemos.
Você está lecionando em algum lugar agora?
Início nos próximos meses no IIT (Illinois Institute of Technology), em Chicago. Fui convidado para ocupar por um ano a Morgenstern Visiting Professor Chair.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!