Arquitetura

Curitiba será a primeira cidade com catálogo online de arquitetos

HAUS
20/03/2017 18:19
Thumbnail

Projeto de apartamento pequeno otimizado pelo arquiteto Leandro Garcia. Foto: Divulgação

Poder contratar um arquiteto para projetar a casa dos seus sonhos ou a loja ideal para o seu negócio não é coisa de gente rica. Você também pode contratar um. Foi pensando em desmistificar os estereótipos que rondam a profissão e em aproximar os profissionais de clientes em potencial que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lança em Curitiba na próxima quinta-feira (23), na Fnac do Park Shopping Barigui, a partir das 19 horas, a plataforma on-line ARQTTO. A capital paranaense será a primeira cidade do Brasil a ter acesso a ferramenta.
O evento lançará nacionalmente o catálogo, que visa facilitar a busca das pessoas por arquitetos e urbanistas. Desta forma, a o usuário pode conferir a produção de cada profissional, comparar o trabalho e escolher o arquiteto de sua preferência.
A noite de lançamento da plataforma contará com cinco pequenas palestras de arquitetos de renome da capital paranaense. Elas são gratuitas e abertas ao público. Cada um mostrará, a partir de seus próprios projetos, como eles auxiliaram as pessoas a encontrar na arquitetura a resolução de seus problemas.
Os palestrantes da noite, por ordem de apresentação, são:
Aleph Zero, vencedor do Concurso Nacional do Vão Central do Mercado Público de Florianópolis, do Movimento HotSpot na categoria Arquitetura e do Salão Design Casa Brasil na categoria mobiliário corporativo. Eles irão mostrar o projeto “Moradias Infantis”, realizado em parceria com Marcelo Rosenbaum, para a Escola Canuanã. Em uma área de 25 mil m² no Tocantins, eles tinham o desafio de trazer a sensação de individualidade, o orgulho e pertencimento à história do local para mais de 500 alunos em regime de internato.
Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, Arquitetos
Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, Arquitetos
Leandro Garcia, eleito um dos 20 melhores escritórios de arquitetura em ascensão do mundo pela Wallpaper. Ele vai conversar sobre multiplicação e personalização de espaços, com foco em um projeto seu que otimizou a área de uma quitinete do Água Verde.
Foto do arquiteto Leandro Garcia para a revista Haus . Local: Leandro Garcia Estúdio de Arquitetura e Design
Foto do arquiteto Leandro Garcia para a revista Haus . Local: Leandro Garcia Estúdio de Arquitetura e Design
Grifo Arquitetura, recém premiado no concurso nacional de arquitetura da CODHAB/DF – Sol Nasceste. Os arquitetos vão discutir o déficit e baixa qualidade da habitação social no Brasil. Dados de 2016 mostram que faltam 6 milhões de moradias no país. E experiência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), por meio dos concursos públicos de projetos de arquitetura, mostra que é possível aliar moradias de interesse social com boa qualidade de construção.
Fernanda Cassou, autora dos projetos do Hotel Nomaa, Gallerist e Restaurante La Varenne. A arquiteta vai mostrar a Residência RC, projeto em que atuou desde a escolha do terreno até a compra do mobiliário.
Arquea Arquitetos, que conquistaram o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) na categoria Setor Privado. Os arquitetos vão discutir a valorização da precificação do imóvel e como a arquitetura pode valorizar um edifício.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!