Arquitetura

Casa em Curitiba está entre as seis mais surpreendentes do país

Luan Galani
21/07/2016 13:34
Thumbnail

Integrar paisagem e arquitetura por meio da linguagem modernista é o "pulo do gato" da casa projetada por Marcos Bertoldi. Fotos: Ricardo Almeida/Divulgação

Curitiba tem uma das seis residências mais surpreendentes do Brasil. É a Casa da Pedreira do arquiteto curitibano Marcos Bertoldi, reconhecido internacionalmente por sua linguagem arquitetônica contemporânea bastante influenciada pelo modernismo brasileiro. A seleção é da gigante editorial norte-americana Architectural Digest.
A casa foi originalmente projetada em 2009 sobre uma antiga pedreira. Seu desenho se propôs a preservar a planície e requalificar a paisagem, preservando o belvedere para quem acessa a residência.
No projeto, a morada foi dividida em duas áreas distintas: uma para as áreas semi-subterrâneas e outra contendo os espaços de vivência diária da família. A primeira foi totalmente revestida em ardósia preta e foi instalada organicamente ao terreno, de modo integrado ao sítio.
A segunda parte encontra-se suspensa sobre pilotis (colunas redondas típicas do movimento moderno na arquitetura) e ganha forma como um volume cúbico branco e envidraçado, funcionando como um grande terraço para o Parque Tingui.
Todos os principais ambientes da casa vislumbram o parque e estão orientados ao norte. Os espaços são organizados linearmente para gerar longas perspectivas horizontais.
A residência tem mais de 600 m² e, diferente de muitos seguidores da estética modernista, que optam por usar uma paleta com bastante branco, Bertoldi não tem medo de cor. “Eu gosto de uma abordagem mais minimalista para a arquitetura”, conta o arquiteto. “Mas cores e contraste criam um novo apelo”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!