Casa em Curitiba está entre as seis mais surpreendentes do país

Projeto da Casa da Pedreira, assinado pelo arquiteto curitibano Marcos Bertoldi, foi destacado em seleção exclusiva da Architectural Digest

Integrar paisagem e arquitetura por meio da linguagem modernista é o “pulo do gato” da casa projetada por Marcos Bertoldi. Fotos: Ricardo Almeida/Divulgação

por Luan Galani

21/07/2016

compartilhe

Curitiba tem uma das seis residências mais surpreendentes do Brasil. É a Casa da Pedreira do arquiteto curitibano Marcos Bertoldi, reconhecido internacionalmente por sua linguagem arquitetônica contemporânea bastante influenciada pelo modernismo brasileiro. A seleção é da gigante editorial norte-americana Architectural Digest.

casa-pedreira-marcos-bertoldi-6

A casa foi originalmente projetada em 2009 sobre uma antiga pedreira. Seu desenho se propôs a preservar a planície e requalificar a paisagem, preservando o belvedere para quem acessa a residência.

casa-pedreira-marcos-bertoldi-3

casa-pedreira-marcos-bertoldi-4

No projeto, a morada foi dividida em duas áreas distintas: uma para as áreas semi-subterrâneas e outra contendo os espaços de vivência diária da família. A primeira foi totalmente revestida em ardósia preta e foi instalada organicamente ao terreno, de modo integrado ao sítio.

casa-pedreira-marcos-bertoldi-7

A segunda parte encontra-se suspensa sobre pilotis (colunas redondas típicas do movimento moderno na arquitetura) e ganha forma como um volume cúbico branco e envidraçado, funcionando como um grande terraço para o Parque Tingui.

casa-pedreira-marcos-bertoldi-8

Todos os principais ambientes da casa vislumbram o parque e estão orientados ao norte. Os espaços são organizados linearmente para gerar longas perspectivas horizontais.

casa-pedreira-marcos-bertoldi-5

A residência tem mais de 600 m² e, diferente de muitos seguidores da estética modernista, que optam por usar uma paleta com bastante branco, Bertoldi não tem medo de cor. “Eu gosto de uma abordagem mais minimalista para a arquitetura”, conta o arquiteto. “Mas cores e contraste criam um novo apelo”.

casa-pedreira-marcos-bertoldi-10

casa-pedreira-marcos-bertoldi-9

LEIA TAMBÉM

>>> Jaime Lerner lança sua primeira peça de mobiliário

>>> Oppa vai abrir loja em Curitiba

>>> Curitiba tem um dos 20 melhores estúdios emergentes de arquitetura do mundo

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você