"Cartão postal" com acessibilidade

Arquitetura

Curitiba terá nova praça com mirante; conheça o projeto e onde será construído

Cristina Seciuk
11/01/2023 18:51
Thumbnail

A praça deve ser entregue à população até o final deste ano, como parte das comemorações dos 330 anos da cidade. | Ilustrações Ippuc

Neste ano de 2023, em que completa 330 anos, a cidade de Curitiba ganhará uma nova praça. Com projeto do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), assinado pelos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, o equipamento urbano será erguido em um terreno do município (desapropriado recentemente para viabilizar o futuro binário Rosa Saporski-Jacarezinho) no bairro Vista Alegre e terá um mirante como principal atrativo.
Para a construção da estrutura, o projeto aproveita a topografia do terreno escolhido, que apresenta desnível importante, superior a 10 metros entre as ruas José Antoniassi e a Roberto Barrozo. A praça da Araucária, como foi batizada, terá área de aproximadamente 4 mil m², ladeada pelas vias já citadas e a Rosa Saporski, formando um triângulo.
Em entrevista a HAUS, o arquiteto Mauro Magnabosco afirmou que a implantação da praça naquele ponto aproveita a posição privilegiada, uma espécie de "mirante natural, de onde se tem um panorama de todo o skyline da cidade, especialmente da região norte e da Serra do Mar". Além disso, o equipamento promete ser parada obrigatória para assistir ao nascer do sol, uma vez que "o eixo da Antoniassi é o eixo leste da cidade", revela o representante do Ippuc.
Crédito: Ilustrações Ippuc
Crédito: Ilustrações Ippuc
Ainda segundo o arquiteto, a praça terá função de aproveitamento de terreno de modo a aperfeiçoar a acessibilidade na região para quem transita a pé. O trecho bastante íngreme passará a ter como alternativa escadarias e rampas, mais convidativas à caminhada. A proposta traz rampas que totalizam 220 metros de comprimento, com declividade máxima de 8% e patamares de descanso.
As estruturas serão construídas em tela aramada (semelhante aos materiais utilizados na Ópera de Arame e no mirante do Parque Tanguá), de modo a não interferir na permeabilidade do terreno e a garantir "total transparência para valorizar a vista no local”, completa o arquiteto do Ippuc.
Crédito: Ilustrações Ippuc
Crédito: Ilustrações Ippuc
A nova praça será custeada com recursos do próprio município e terá suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para sua implantação. A prefeitura deve abrir processo de licitação para a contratação de empresa responsável, que deve ser conhecida até meados de junho. Por se tratar de uma obra relativamente simples, a expectativa é de que a praça esteja pronta até o mês de dezembro.
Crédito: Ilustrações Ippuc
Crédito: Ilustrações Ippuc

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!