Memória

Arquitetura

Curitiba terá parque em homenagem a Jaime Lerner

HAUS
01/07/2021 20:05
Thumbnail
A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quinta-feira (1°) a criação do Parque Jaime Lerner, em homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista falecido no último dia 27 de maio que esteve à frente do comando da capital em três momentos de sua história. Em suas gestões, inclusive, foram inauguradas obras de infraestrutura que deram a cara de Curitiba e a projetaram no mapa, algumas delas copiadas por outras cidades ao redor do globo. Estão entre elas o Jardim Botânico, o sistema de canaletas exclusivas para os ônibus (BRT) e a Ópera de Arame, para citar alguns exemplos do legado de Lerner.
Esta última, inclusive, integra o projeto apresentado pela administração municipal para o Parque Jaime Lerner. Isso porque, antes de um espaço completamente novo, o local será composto pela integração da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski e do Farol das Cidades, no complexo atualmente denominado Parque das Pedreiras, que será rebatizado de Parque Jaime Lerner. Além dos três equipamentos urbanos, o complexo contará, ainda, com um memorial ao ex-prefeito, ex-governador e arquiteto curitibano, reconhecido mundialmente como um dos urbanistas mais influentes do nosso século.
Complexo Parque das Pedreiras, que passará a se chamar Parque Jaime Lerner, engloba a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Farol da Cidade.
Complexo Parque das Pedreiras, que passará a se chamar Parque Jaime Lerner, engloba a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Farol da Cidade.
“Curitiba irá honrar para sempre o nome de Jaime Lerner, merecedor de nosso mais profundo respeito. Aquele que transformou uma pedreira, uma cicatriz urbana, em um palco para a difusão e democratização cultural, terá a sua memória lembrada e cultuada junto às suas obras”, comenta o prefeito Rafael Greca, em nota.
O anteprojeto do memorial Jaime Lerner será desenvolvido em conjunto por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!