Arquitetura

Rotatória movimentada de Curitiba receberá estátua gigante doada por chineses

Luan Galani
13/09/2017 22:00
Thumbnail

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

O governo chinês acaba de presentear Curitiba com uma estátua de Confúcio em bronze e aço de quase 3 metros de altura e 1,2 tonelada criada pelo artista Wu Weishan, um dos grandes nomes da escultura moderna chinesa. Para aproveitar a homenagem, a prefeitura encomendou um novo largo para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Rotatória movimentada ao lado da Praça do Rio Iguaçu, no Centro Cívico. Espaço receberá o Largo da China até o fim de setembro.<br>Foto: Reprodução / Google Maps
Rotatória movimentada ao lado da Praça do Rio Iguaçu, no Centro Cívico. Espaço receberá o Largo da China até o fim de setembro.<br>Foto: Reprodução / Google Maps
O espaço escolhido é a rotatória ao lado da Praça do Rio Iguaçu, no cruzamento das ruas Marechal Hermes e Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico. O Largo da China, como foi batizado oficialmente, será inaugurado até o final de setembro e conta com projeto do arquiteto Guilherme Klock. Todas as informações foram confirmadas à reportagem pelo secretário de comunicação da prefeitura Marcelo Cattani.
O presente do governo do país asiático não foi à toa. A Bienal de Curitiba deste ano homenageia a China e vai reunir diversos eventos e exposições culturais para celebrar a arte chinesa. O novo espaço público em Curitiba, porém, será permanente para abrigar o presente recebido. A rotatória também irá ganhar um novo projeto paisagístico, com flores de diferentes cores formando o desenho do Yin-Yang.
No Museu de Najing, na China, há uma galeria permanente de obras do autor da escultura e o Instituto Politécnico de Macau mantém um estúdio dedicado aos seus trabalhos. Atualmente Wu Weishan é diretor do Museu Nacional de Arte da China.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!