Urbanismo

Arquitetura

Curitiba vai ganhar praça “Memorial da Saúde” em homenagem às vítimas da Covid-19

Isadora Rupp, especial para HAUS
03/03/2021 11:57
Thumbnail

Local vai melhorar mobilidade de pedestres e homenagear vítimas da Covid-19 em Curitiba. | Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Um terreno público na esquina das ruas Cruz Machado e Visconde de Nacar, no Centro de Curitiba, vai virar um local de homenagem às vítimas da Covid-19 na capital paranaense: o lugar, de pouco mais de 200 m², será a praça "Memorial da Saúde". As obra estão em andamento.
Vista da futura praça, no Centro de Curitiba. Imagens: SMMA/Divulgação
Vista da futura praça, no Centro de Curitiba. Imagens: SMMA/Divulgação
A implementação do espaço é de responsabilidade técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA); o projeto é dos arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock.
"Nossa proposta é recuperar um pedaço da paisagem urbana e melhorar a passagem para pedestres. A área é uma sobra de abertura da rua para alargar a via, e acabou ficando ocioso. Também foi um pedido do prefeito que o espaço homenageie as pessoas que perderam a vida pela Covid-19 na cidade, e aos profissionais de saúde que estão trabalhando arduamente. É um projeto singelo, mas que retrata esse momento tão triste que estamos vivendo", diz o superintendente de obras e serviços da SMMA, Jean Brasil.
Imagem: SMMA/Divulgação
Imagem: SMMA/Divulgação
Por ser uma extensão pequena e muito próxima da via, o projeto não previu mobiliários. O destaque é o grande mural de 25 metros de extensão por sete metros de altura, onde será reproduzido o desenho de uma das obras do pintor, gravurista e ilustrador brasileiro Antonio Maia (1928-2008).
Um outro painel traz um poema do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015). Haverá ainda recuperação do calçamento e alargamento da calçada, com a exclusão de algumas vagas de estacionamento para carros na rua.
Murais trazem imagens de obras do artista Antonio Maia. Imagem: SMMA/Divulgação
Murais trazem imagens de obras do artista Antonio Maia. Imagem: SMMA/Divulgação
De acordo com o superintendente da SMMA, haverá ainda homenagens pontuais para pessoas que contribuíram para a história e desenvolvimento de Curitiba, como a técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, primeira profissional de saúde vítima da Covid-19 em Curitiba, que faleceu em abril de 2020; ao inspetor Odgar Nunes Cardoso, superintendente da Defesa Social, que morreu em agosto de 2020 em decorrência de complicações da doença e ao ex vice-prefeito Algaci Túlio, vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.

Valor da obra

Aberta no ano passado, a licitação foi vencida em dezembro de 2020; o valor máximo imposto pelo edital é que as obras custassem até R$ 459.174,75. O recurso é da Lei Orçamentária Anual (LOA), destinada à SMMA.
Obras estão em andamento.  Foto: Reprodução/HAUS
Obras estão em andamento. Foto: Reprodução/HAUS
O prazo de execução da praça é de dois meses; a previsão é que a praça seja entregue no aniversário da cidade, no dia 29 de março.
 Imagem: SMMA/Divulgação
Imagem: SMMA/Divulgação
Em 2016, na gestão do então prefeito Gustavo Fruet (PDT), um grupo de cicloativistas se mobilizou no local pedindo a implantação de uma nova "praça de bolso" na cidade ( a exemplo do que foi realizado na Rua São Francisco com a Presidente Faria).
Na época, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) previu a praça no endereço, para melhoria da travessia de pedestres, mas o projeto não se concretizou.
Desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, há quase um ano, quase 143 mil pessoas se infectaram pelo vírus em Curitiba. Até o dia 1 de março de 2021, foram registrados 2.944 óbitos na capital.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!