Arquitetura

Depois de polêmica, Doria anuncia criação de programa de grafite de rua em São Paulo

Estadão Conteúdo Web
26/01/2017 18:44
Thumbnail

Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo anunciou a criação de um programa para grafite de rua, que deve promover os artistas da cidade. O anúncio surge em meio ao polêmico embate entre o prefeito João Doria e os grafiteiros e pichadores da capital paulista. De três em três meses, a Prefeitura deve autorizar espaços da cidade para receberem a intervenção, e os artistas serão escolhidos por meio de uma comissão montada pela Secretaria Municipal de Cultura.
A Avenida 23 de Maio, que acabou virando o grande símbolo do conflito, não deve entrar no cronograma da iniciativa. No local, apenas sete painéis devem ser mantidos – os que a Prefeitura considera mais preservados, sem pichações ou danificações. O oitavo mural, feito pelo artista Eduardo Kobra, amanheceu pichado no 463° aniversário de São Paulo, em crítica às ações da gestão Doria.
Cidade deve em breve ter novas áreas com arte de rua, mas Avenida 23 de Maio  não está em programa. Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP
Cidade deve em breve ter novas áreas com arte de rua, mas Avenida 23 de Maio não está em programa. Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP
O programa deve abranger imóveis públicos e privados, que serão procurados pelo poder público para autorizar o uso do espaço.  O primeiro ponto do programa, localizado no Baixo Augusta, foi batizado de Museu de Arte de Rua (MAR).
Embora o mal-estar entre artistas e poder público, Doria diz apoiar o trabalho dos grafiteiros. “Isso vai nos ajudar a embelezar São Paulo, recuperar várias áreas, a criar visibilidade adequada para o trabalho artístico de grafiteiros e muralistas”, ressaltou. O secretário de Cultura, André Sturm, disse que a comissão receberá as propostas dos grafiteiros e seus currículos, mas não haverá necessidade de enviar a prévia dos desenhos. “Eles serão escolhidos em função do currículo e do histórico. Mas a ideia é que seja um número grande (de artistas).” Cada novo espaço – que será sempre em áreas abertas – terá uma seleção diferente, segundo Sturm.
A Prefeitura de São Paulo deve anunciar na próxima semana, em coletiva, mais detalhes do programa.

Leia mais:

Grafite na Trajano Reis traz novos ares a prédio de 1935

Lisboa ganha painel de André Saraiva que mistura grafite e azulejos tradicionais

Arte urbana transforma Dubai em museu a céu aberto

Grafite brasileiro é destaque na cobertura de Johnny Depp em Los Angeles

Artista urbano cria obras que parecem portais 3D nas paredes de edifícios

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!