Arquitetura

Depois de reforma, Coliseu de Roma tem suas arcadas revitalizadas

AFP
02/07/2016 20:34
Thumbnail

Veja o 'antes' e 'depois' de um dos monumentos mais simbólicos da capital italiana (Foto: divulgação site Tod's)

As arcadas do célebre Coliseu de Roma recuperaram, nesta sexta-feira (1), seu esplendor após três anos de uma complexa restauração financiada, em parte, por um grupo industrial – modelo que o governo italiano quer aplicar a outros monumentos históricos.
A primeira de três etapas de restauração da construção consistiu na limpeza das imponentes arcadas da fachada, afetadas pela poeira e pela poluição dos automóveis que circulam na cidade.
Seguindo critérios científicos rigorosos, as arcadas dos lados norte e sul também foram reforçadas para impedir sua degradação, após quase dois mil anos da sua construção.
O grupo Tod’s, do empresário Diego Della Valle, ofereceu 25 milhões de euros para a restauração. O orçamento será dividido em três partes: após a limpeza da fachada, serão reconstruídos os subterrâneos, e depois será criado um centro de serviços, para o qual serão necessários mais tempo e mais verba.
Antes das obras, o Coliseu de Roma precisava de cuidados nas arcadas (Foto: Divulgação no site do patrocinador da reforma Tod's)
Antes das obras, o Coliseu de Roma precisava de cuidados nas arcadas (Foto: Divulgação no site do patrocinador da reforma Tod's)
Leia também
Depois da primeira etapa, o Coliseu está mais limpo e com as arcadas reforçadas (Foto: divulgação site do financiador do projeto, Tod's)
Depois da primeira etapa, o Coliseu está mais limpo e com as arcadas reforçadas (Foto: divulgação site do financiador do projeto, Tod's)

Outras iniciativas

O Coliseu, um dos monumentos mais visitados do mundo, é “o verdadeiro símbolo histórico da Itália”, comentou orgulhoso Della Valle, que quis dar o exemplo para que outros industriais se comprometam a financiar a manutenção e a recuperação de importantes monumentos e obras artísticas da capital, deterioradas pelo tempo e pelo turismo.
É o caso da cêntrica Fontana di Trevi, que foi limpa com financiamento da casa de moda Fendi, e das escadarias da Piazza di Spagna, renovadas graças ao joalheiro Bulgari.
Manter em bom estado o imenso patrimônio artístico da Itália é uma tarefa titânica, principalmente devido à crise econômica e ao crescimento de um turismo feito com menos recursos. “Não há tempo para se queixar de que não há dinheiro para a cultura. Temos que unir recursos públicos e privados”, disse o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, durante a apresentação dos trabalhos.
O governo prometeu que vai destinar 18 milhões de euros para a segunda fase da restauração do Coliseu, que incluirá também a reconstrução da arena, para que esta seja capaz de receber shows e eventos culturais, como a representação de espetáculos que eram apreciados pelos antigos romanos.
O Coliseu, o maior anfiteatro construído durante o Império Romano, foi concluído no ano 80 d.C. De acordo com o Ministério de Cultura italiano, o monumento foi visitado por 6,5 milhões de pessoas em 2015.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!