Arquitetura

Designers criam fontes de cristais Swarovski para a principal rua de Paris

HAUS
09/04/2019 15:13
Thumbnail

Imagens: Divulgação

Os prestigiados designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec criaram um projeto de fontes de cristais Swarovski e ofereceram para a cidade de Paris. O projeto ousado, que tem despertado críticas pelo gosto duvidoso, ainda precisa ser estudado pela prefeitura da capital francesa e passar por todos os trâmites legais.
A ideia das seis fontes de metal tubular cravado de cristais foi desenvolvido para a principal via de Paris, a Champs-Élysées, de forma que elas rotacionem em torno de seu próprio eixo, criando uma coreografia delicada de luz e água.
“Nosso objetivo foi incorporar as novas fontes à paisagem urbana para destacar da forma mais delicada possível as paisagens e marcar a transição da paz dos jardins para o agito da avenida“, explicam os designers.
Engenheiros da Swarovski participaram do projeto e passaram um ano inteirinho desenvolvendo cristais que se adequassem às fontes e às intempéries, o que gerou inclusive um novo registro de patente, de um produto 30% mais leve que as peças usuais.
Imagens: Divulgação
Imagens: Divulgação
A via de Paris em questão tinha uma fonte criada em 1817, mas que foi demolida em 1854 para não atrapalhar o trânsito, o que inspirou os designers a criarem os ornamentos gigantes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!