Destilaria de whisky subterrânea é escolhida uma das melhores construções do mundo

Sede da marca de whisky The Macallan, na Escócia, segue preceitos de sustentabilidade e chama atenção por não aparecer na paisagem

Construção da sede da The Macallan segue preceitos da sustentabilidade e tem arquitetura incrível. Foto: Divulgação

por Daliane Nogueira

03/08/2019

compartilhe

Casa do whisky single-malt mais desejado do mundo desde 1824, Easter Elchies, na Escócia, também é o endereço da nova destilaria The Macallan. O prédio foi escolhido pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) um dos melhores projetos arquitetônico do mundo.

A renomada premiação, que ocorre anualmente, elegeu 54 construções inglesas, entre projetos culturais e sustentáveis. O Grupo Edrington, do qual a The Macallan faz parte, investiu 140 milhões de libras esterlinas na edificação, que figurou entre as seis mais relevantes na avaliação do RIBA.

Foto: Divulgação

“Estes seis edifícios dificilmente poderiam ser mais diversificados em tipologia e escala – desde um rústico e estável bloco transformado em teatro a uma imensa estação ferroviária nacional. Mas o que eles têm em comum – inovações, criatividade extraordinária, materiais e detalhamento da mais alta qualidade – os diferenciam, justamente dando a eles a chance de ganhar o mais alto reconhecimento em arquitetura”, diz o presidente da RIBA, Ben Derbyshire.

O projeto é da Rogers Stirk Harbour + Partners, que partiu do princípio de inserir a destilaria com cuidado e sem interferir na paisagem cuja área verde é protegida. O prédio é subterrâneo e apenas uma parte fica na superfície.

O desenho do telhado é um dos pontos altos do projeto. Foto: Divulgação

O teto é uma impactante peça da arquitetura contemporânea, com grandes ondas similares às antigas colinas escocesas e cobertas por grama verde e permitindo a entrada de luz natural. Essa estrutura é uma das mais complexas no mundo, conta com 1,8 mil vigas simples, 2,5 mil diferentes elementos e 380 mil componentes.

Para o RIBA, o melhor do prédio está além dos quesitos arquitetônicos. O critério também envolveu projetos que buscam abordar as grandes questões importantes para o Reino Unido neste momento – da crise imobiliária à emergência climática global.

Detalhe da destilaria The Macallan. Foto: Divulgação

A The Macallan usou materiais naturais – pedra local, madeira e o telhado vivo – bem como lançou mão de um projeto paisagístico que não só evoca o ambiente e os ingredientes da produção de whisky, como também serve para proporcionar uma viagem atmosférica ao visitante. Um grupo de consultores especializados foi escolhido para apoiar o design interno, incluindo o Atelier Bruckner, Concept Bars e Modo +.

LEIA TAMBÉM

Curitibanos levam o RIBA 2018, um dos principais prêmios de arquitetura do mundo

Em sua última entrevista em português, a rainha das curvas defendeu casas menos muradas e mais ousadia dos arquitetos

“Nobel” da arquitetura, Pritzker 2019 premia japonês com projetos futuristas e obras de grande impacto

Arquitetas criam lista de mulheres que deveriam ser premiadas no RIBA; em 170 anos apenas uma venceu

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você