Arquitetura

Destilaria de whisky subterrânea é escolhida uma das melhores construções do mundo

Daliane Nogueira
03/08/2019 19:52
Thumbnail

Construção da sede da The Macallan segue preceitos da sustentabilidade e tem arquitetura incrível. Foto: Divulgação | Mark Power/Magnum Photos

Casa do whisky single-malt mais desejado do mundo desde 1824, Easter Elchies, na Escócia, também é o endereço da nova destilaria The Macallan. O prédio foi escolhido pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) um dos melhores projetos arquitetônico do mundo.
A renomada premiação, que ocorre anualmente, elegeu 54 construções inglesas, entre projetos culturais e sustentáveis. O Grupo Edrington, do qual a The Macallan faz parte, investiu 140 milhões de libras esterlinas na edificação, que figurou entre as seis mais relevantes na avaliação do RIBA.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Estes seis edifícios dificilmente poderiam ser mais diversificados em tipologia e escala – desde um rústico e estável bloco transformado em teatro a uma imensa estação ferroviária nacional. Mas o que eles têm em comum – inovações, criatividade extraordinária, materiais e detalhamento da mais alta qualidade – os diferenciam, justamente dando a eles a chance de ganhar o mais alto reconhecimento em arquitetura”, diz o presidente da RIBA, Ben Derbyshire.
O projeto é da Rogers Stirk Harbour + Partners, que partiu do princípio de inserir a destilaria com cuidado e sem interferir na paisagem cuja área verde é protegida. O prédio é subterrâneo e apenas uma parte fica na superfície.
O desenho do telhado é um dos pontos altos do projeto. Foto: Divulgação
O desenho do telhado é um dos pontos altos do projeto. Foto: Divulgação
O teto é uma impactante peça da arquitetura contemporânea, com grandes ondas similares às antigas colinas escocesas e cobertas por grama verde e permitindo a entrada de luz natural. Essa estrutura é uma das mais complexas no mundo, conta com 1,8 mil vigas simples, 2,5 mil diferentes elementos e 380 mil componentes.
Para o RIBA, o melhor do prédio está além dos quesitos arquitetônicos. O critério também envolveu projetos que buscam abordar as grandes questões importantes para o Reino Unido neste momento – da crise imobiliária à emergência climática global.
Detalhe da destilaria The Macallan. Foto: Divulgação
Detalhe da destilaria The Macallan. Foto: Divulgação
A The Macallan usou materiais naturais – pedra local, madeira e o telhado vivo – bem como lançou mão de um projeto paisagístico que não só evoca o ambiente e os ingredientes da produção de whisky, como também serve para proporcionar uma viagem atmosférica ao visitante. Um grupo de consultores especializados foi escolhido para apoiar o design interno, incluindo o Atelier Bruckner, Concept Bars e Modo +.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!