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7 dicas para o seu escritório de arquitetura ou design se destacar no mercado
| Foto: Bigstock

Como o seu escritório de arquitetura ou design pode se diferenciar e se destacar no mercado da decoração e da construção? HAUS conversou com dois experts no tema e lista agora algumas dicas determinantes para o sucesso do seu negócio.

Foram consultados Marcos Kathalian, sócio fundador da Brain Inteligência Estratégica, autor do livro Gestão Fora do Eixo, coordenador de mais de quatro mil estudos de mercado imobiliário no Brasil e responsável por estudo de posicionamento estratégico para grandes escritórios de arquitetura; e a publicitária Carol Popp Tetu, fundadora da agência Popp Media Hub, que atua na área de planejamento estratégico e canais de mídia há 25 anos, com passagem por grandes agências de publicidade, e que também é mentora dos programas Bom Negócio e Empreendedora Curitibana, da Prefeitura de Curitiba.

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1-Gestão de marca é para sempre

O primeiro passo é ter em mente que esse trabalho de posicionamento de marca, do que as pessoas pensam de você, o que te identifica e como você se diferencia dos demais players do mercado é algo constante. E não só feito quando você divulga algo nas redes sociais.

2-Como saber se estou fazendo uma boa gestão da minha marca?

O trabalho começa com a sua essência, com o seu propósito. É necessário fazer uma análise de qual é o seu diferencial. Depois, é importante entender qual é o seu público e em qual nicho você deseja atuar. Não é possível ser tudo para todo mundo. Lembrando que ter um público-alvo não te impede de atender clientes de outras áreas. Para isso, uma dica que pode ajudar é se questionar: tenho sido procurado para fazer o que? Tenho sido valorado por qual tipo de trabalho? Em seguida é fundamental planejar metas para curto e longo prazo sobre tamanho do escritório, perfil e tamanho dos clientes.

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3-Fique de olho nas tendências e movimentos de mercado

É decisivo ficar atento aos movimentos do mercado e manter a mente sempre aberta para adaptações no seu negócio. Os anseios dos consumidores mudam, a forma de consumir está em constante evolução, as tecnologias avançam cada vez mais. Como é o caso de saber projetar em conformidade com os princípios da sustentabilidade. Não fique preso a um desejo ou definição inicial. Saiba mudar e se redefinir.

4-Como trabalhar com a comunicação do escritório e a minha imagem profissional?

Com o advento da rede social, as marcas passaram a ter mais protagonismo sobre a história de suas marcas e de sua essência. Saiba ter voz ativa nas redes. Mas não são somente elas que são importantes para falar da gente. Precisamos de outros canais, como os jornais e revistas, para respaldar o trabalho. Grande parte dos escritórios é batizado em homenagem aos sócios fundadores, em termos mundiais. Isso prova que o seu principal ativo são as pessoas da sua empresa. É você!

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5-Como converter essa divulgação em negócios?

Uma vez claros os objetivos, que podem ser adquirir novos clientes, ser mais conhecido ou se reposicionar no mercado, você deve se preocupar em como fazer as pessoas pararem para prestar atenção em você, para assistir seu vídeo, para interagir com a sua foto. Profissionais especializados podem ajudar com essas estratégias. Lembrando que ter mais seguidores não significa ter mais contratos fechados. É apenas uma métrica de vaidade. Sugestões que costumam funcionar é postar antes e depois das obras e dar dicas para potenciais clientes, de forma que eles parem e escutem. Dessa maneira, você consegue chegar na dor do cliente, provocar, ficar próximo da necessidade dele. Outra dica valiosa é reunir depoimentos, participar de eventos e estar em outras mídias.

6-Sua melhor propaganda é o seu próprio serviço

Mostrar cases, explicando como determinado problema ou briefing foi solucionado, é uma das melhores maneiras de ser lembrado e associado. Você passará a ser visto como um especialista. E a indicação de cliente a cliente só tende a aumentar. Uma boa foto é como a ponta do iceberg, importante sim, não mostra o todo. O mais importante é a sua essência, e a formação dos profissionais que estão com você.

E tudo isso ajuda para o momento em que os possíveis clientes necessitam dos seus serviços e lembram de você. Por isso, também esteja em outros círculos.

Outro ponto importante a ser destacado é que na era do "Do It Yourself" (Faça Você Mesmo, em português) todo mundo pode fazer tudo. Então é essencial demonstrar porque você faz toda a diferença, que dores de cabeça você pode evitar. Em geral as pessoas veem apenas o resultado final, mas esquecem de todo o durante.

7-Pós-venda é determinante

As relações de serviço, como é o caso da arquitetura e do design, são de relacionamento e continuidade. A tendência é que o bom serviço continue a ser requisitado pela inércia da fidelização. Ele não deve acabar na entrega objetiva. É importante acompanhar o depois, a vivência do projeto. Saber o que funcionou, o que não funcionou, o que deu certo, o que não deu certo. E ir aperfeiçoando ao longo do tempo, o que gera um crescimento virtuoso.

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