DIY

Arquitetura

Do quarto branco ao quarto selva: veja o passo a passo da reforma de Matheus Ilt

Isadora Rupp, especial para HAUS
20/04/2021 17:23
Thumbnail

Ripado feito com pinus, papel de parede no armário e elementos decorativos transformaram o cômodo. | Célio Olizar/Divulgação

Quando mudou-se para São Paulo em junho do ano passado, o criador de conteúdo, jornalista e apresentador do programa "Arrasta Móveis", no GNT, Matheus Ilt, 26,  tinha o sonho de morar no emblemático Edifício Copan, um dos projetos mais conhecidos do arquiteto Oscar Niemeyer, no centro da capital paulistana. A unidade encontrada por ele e pelo companheiro Célio Olizar, porém, não foi páreo para as habilidades das reformas "faça você mesmo" de Matheus: o apartamento precisava ser praticamente refeito.
O casal chegou a um exemplar na Rua Augusta, altura do bairro Consolação, com pé direito alto, chão de taco, janelões e obras por fazer. Primeiro, eles transformaram a cozinha. Mais recentemente, o apartamento ganhou o "quarto selva", dedicado às visitas e ao home office.
"Depois da cozinha, que foi uma reforma grande e complexa, ficamos desgastados em pegar um cômodo complicado. O quarto era mais simples, podíamos inventar necessidades diferentes e deixar o quarto bem confortável para receber visitas e, ao mesmo tempo, dar uma função ao cômodo, que não vem sendo muito usado" , diz Ilt, que conta com o apoio de Célio, que é publicitário, nas reformas. Bom em matemática, ele é o responsável pelos cálculos das metragens, evitando que se desperdice material à toa. "Se fosse por mim, ia tudo no feeling", brinca Matheus.
Antes: um quarto de visitas totalmente branco. Fotos: Célio Olizar/Divulgação.
Antes: um quarto de visitas totalmente branco. Fotos: Célio Olizar/Divulgação.
Depois: quarto selva.
Depois: quarto selva.
O ponto de partida da reforma foi criar um ripamento para o quarto: Matheus queria criar um cômodo chique para as visitas que ele deseja receber pós-pandemia. "Gosto de coisas mais lisas, sem muita textura e estampas, mas resolvi mudar um pouco. E a primeira coisa que achei que comandaria o restante foi o ripado". Um dos empecilhos era o preço do produto, que costuma ser alto. Por isso, ele decidiu comprar um forro de pinus para instalar em três paredes; Matheus também colocou algumas prateleiras e, depois, a madeira ganhou cor: um cinza-esverdeado (chamado Conectado), da marca Suvinil.
O ripamento nas paredes foi feito com forro de pinus.
O ripamento nas paredes foi feito com forro de pinus.
Ele também coloriu o teto de um verde mais escuro e, por isso, resolveu adotar a temática "selva" inserindo também plantas nas prateleiras. Os elementos biofílicos estão por todo o quarto, na decoração e na iluminação, como as luminárias de palha que ele mesmo criou usando cestos.
As luminárias: duas foram compradas prontas e outras três feitas com cestos.
As luminárias: duas foram compradas prontas e outras três feitas com cestos.
Outra vontade de Matheus era a de ter uma área de trabalho: por isso, ele criou uma murphy bed (cama multifuncional retrátil que pode ser "escondida" na parede), para aproveitar a área, com um caixote de compensado um pouco maior do que a área do colchão. Para a mesa, usou um pedaço do material em formato de meia lua. "Não criei um home office ergonômico, para que a pessoa consiga ficar de forma confortável oito horas por dia", frisa.
A Murphy guardada se transforma em um mini escritório.
A Murphy guardada se transforma em um mini escritório.

Capítulo 2: guarda-roupas

Em apartamentos antigos, um dos elementos onipresentes são os guarda-roupas embutidos, que costumam ocupar a extensão inteira de uma das paredes e, via de regra, ser muito sem graça. No quarto do apartamento de Matheus e Célio, ele fica exatamente ao lado da porta da entrada.
A solução foi aplicar um papel de parede com estampa de folhagens na extensão do armário e da porta - ele usou o vinílico. "O papel de parede adesivo é até mais indicado nesse caso, mas a aplicação é mais complicada, qualquer erro aparece. Colei com cola a base d'água", ensina. Ele também mudou os puxadores, que fez com quatro bolachinhas de pinus. Esse é um bom truque, salienta Matheus Ilt, para mudar um pouco a cara do móvel gastando pouco. 
O guarda-roupas ganhou cara nova com papel de parede; Matheus também inseriu um espelho para fotografar os "looks do dia".
O guarda-roupas ganhou cara nova com papel de parede; Matheus também inseriu um espelho para fotografar os "looks do dia".

Reforma em alugado? 

Todos os apartamentos em que Matheus morou (antes de São Paulo, ele, que é natural de União da Vitória, no interior do Paraná, passou seis anos em Curitiba) foram alugados. Segundo ele, muitas pessoas questionam o fato de ele reformar um imóvel que não é a "casa própria". "Considero que, o tempo que vou morar naquele lugar, preciso ficar feliz, deixar o lugar com a minha cara e ter orgulho de receber as pessoas", acredita.
Detalhes do Quarto Selva.
Detalhes do Quarto Selva.
No seu caso, por ser criador de conteúdo, as reformas estão em um nível superior, mas não são necessárias grandes intervenções para deixar o lar mais aconchegante. "O passo inicial é a pintura, dá uma outra cara ao lugar. Faça uma meia parede, uma pintura geométrica. Traz personalidade, faz muita diferença e é fácil de reverter depois na hora de mudar de apartamento", indica.
O passo a passo completo da reforma está no Instagram de Matheus Ilt.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!