Arquitetura

Dois dos melhores hotéis urbanos do mundo em 2017 são brasileiros; confira quais são eles

Stephanie D'Ornelas*
13/10/2017 19:00
Thumbnail
O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais visitada pelos turistas, e é lá que estão os dois melhores hotéis urbanos do país de 2017: Emiliano, em Copacabana, e Gran Meliá, no bairro São Conrado. Eles estão entre os 41 finalistas do Best Urban Hotel, prêmio promovido pela revista Wallpaper – importante publicação do design, arquitetura e lifestyle. No ano passado, o curitibano Nomaa Hotel foi um dos nomeados na lista.
Os dois hotéis cariocas têm muito em comum. Além das estadias luxuosas, contam com plantas amplas e projetos arquitetônicos assinados por nomes de peso, como Arthur Casas e Oscar Niemeyer. Nos ambientes internos, os destaques ficam por conta das obras de arte, peças de design e soluções contemporâneas, como jardins verticais.

Emiliano Rio

Após o sucesso do luxuoso Hotel Emiliano em São Paulo, os empreendedores Gustavo Filgueiras e sua esposa Andrea Colli inauguraram uma filial da rede na cidade maravilhosa, que abriu suas portas no ano passado. Localizado a apenas 260 metros da estátua de Carlos Drummond de Andrade na orla de Copacabana, o edifício tem 90 amplos apartamentos dispostos em doze andares.
Os arquitetos Arthur Casas e Chad Oppenheim, que assinam o projeto, optaram por grandes janelas nos apartamentos para privilegiar a luz natural e valorizar a vista que se estende da praia de Copacabana ao Pão de Açúcar e, do lado oposto, de Niterói a Baía de Guanabara. A arrojada fachada é formada por painéis retráteis de cobogós brancos, que além de esteticamente elegantes são ótimos isolantes térmicos.
A cobertura proporciona a vista do Leme ao Forte de Copacabana.
A cobertura proporciona a vista do Leme ao Forte de Copacabana.
A lista da Wallpaper destaca o lobby, tranquilo e confortável, que é revestido em pedra e concreto e decorado com uma grande tapeçaria de Roberto Burle Marx e poltronas de Lina Bo Bardi. Outros espaços que chamam a atenção são o restaurante dedicado à culinária carioca, envolto por um grande jardim vertical; a piscina de borda infinita da cobertura e o espaço de convivência nos dois últimos andares, com uma bela visão para o mar.
O Restaurante Emile utiliza produtos orgânicos e sazonais brasileiros.
O Restaurante Emile utiliza produtos orgânicos e sazonais brasileiros.

Gran Meliá

Fechado por mais de uma década, o Hotel Nacional, inaugurado em 1972, foi reaberto como Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro em 2016. O edifício de formato cilíndrico e envidraçado, em frente à Praia de São Conrado, foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Possui 417 apartamentos distribuídos em 34 andares, incluindo duas suítes presidenciais e 50 suítes executivas de luxo.
Icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer tem jardim de Burle Marx e diversas obras de arte.
Icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer tem jardim de Burle Marx e diversas obras de arte.
A restauração do projeto preservou elementos do design original, incluindo o lobby, escadarias, rampas sinuosas e o paisagismo de Burle Marx. O hotel é repleto de arte, com peças como o painel de Carybé, obra de Hector Bernabó; a escultura suspensa de Pedro Corrêa de Araújo e a escultura “Sereia” de Alfredo Ceschiatti.
Hóspedes podem escolher entre a vista para a cidade, mar ou montanhas.
Hóspedes podem escolher entre a vista para a cidade, mar ou montanhas.
O projeto de interiores é de autoria da arquiteta Débora Aguiar e segue a linha minimalista. Há diversas opções para os hóspedes relaxarem e se divertirem, como o spa Clarins, que ocupa um andar inteiro do prédio, fitness center e a área piscina em um terraço, onde são promovidos workshops de caipirinhas. O Gran Meliá é o único hotel carioca que conta com um heliponto.
Há piscinas para adultos e crianças na área externa e um terraço com um jardim e camas balinesas para tomar sol e apreciar a vista.
Há piscinas para adultos e crianças na área externa e um terraço com um jardim e camas balinesas para tomar sol e apreciar a vista.
Os vencedores do prêmio de melhores hotéis urbanos do ano serão eleitos por seis juízes e anunciados pela “Wallpaper” em dezembro. Confira aqui a lista completa dos hotéis finalistas.
* Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!