Com pegada retrô, cafeteria no Ahú traz nova identidade para casarão de 1950

Doppio Caffè e Vino foi construído junto à loja Família Scopel, que funciona como empório e adega, no Ahú. Design contemporâneo conversa com estilo colonial da casa

Foto: divulgação

por Aléxia Saraiva

23/01/2018

compartilhe

O empório Família Scopel, tradicional loja de vinhos e queijos existente há mais de 30 anos em Curitiba, inaugurou um espaço para seus clientes desfrutarem do ambiente colonial da loja, no Ahú. Um novo anexo de 48m² recebe o Doppio Caffè e Vino, espaço projetado pelos arquitetos do escritório Belotto Scopel Tanaka Arquitetura.

A ideia do projeto partiu dos próprios clientes do empório, que sugeriram que um café funcionasse no local, como conta Larissa Scopel, gerente do Doppio. “Além disso, o Doppio veio para suprir uma necessidade do bairro. Por aqui não tem nada parecido”, acrescenta.

A concepção do café teve início na metade de 2016. As obras duraram 4 meses e, em agosto de 2017, o empreendimento foi inaugurado.

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Casarão antigo, design contemporâneo

O projeto do café focou em valorizar e destacar características da arquitetura já existente no casarão em que o empório está instalado. Para isso, foi usada uma estrutura metálica com fechamento em vidro, material neutro que se integra ao edifício existente. “A ideia do vidro é não impactar tanto com o prédio existente”, explica o arquiteto Guilherme Belotto, um dos responsáveis pela obra. O anexo foi construído exclusivamente para abrigar o novo estabelecimento.

A construção em que funciona o empório é antiga e tem características coloniais. O arquiteto estima que o prédio seja datado da década de 1950. Para criar o diálogo entre os ambientes, a aposta do projeto foi a de criar um espaço contemporâneo, com detalhes que remetessem ao casarão.

Foto: divulgação

Com 48m², o café tem capacidade de 36 pessoas. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

“Escolhemos elementos retrô para compor com o visual da loja, usando algo mais antigo. Em contraponto, [o café] tem revestimento de madeira que dá um clima introspectivo, que tem tudo a ver com a adega”, explica Belotto.

Foto: divulgação

Entre os elementos retrô estão as luminárias pendentes com lâmpadas de filamento. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Bancos baixos foram projetados para dar mais amplitude ao local e não criar barreiras visuais, permitindo a vista para o jardim externo. Completam o ambiente as cadeiras HW, do designer Henry Klein, e as mesas em mármore branco Paraná. “Mais sofisticado, o mármore dá leveza aos ambientes contemporâneos”, destaca Belotto.

Desafios

A maior dificuldade do projeto, segundo o arquiteto, foi otimizar o espaço para que fosse tanto aconchegante como funcional. O uso do vidro e dos elementos baixos foi uma das soluções encontradas para dar a sensação de amplitude. Com 48 m² e 36 lugares, o estabelecimento também conta com um espaço dedicado ao preparo do café.

Foto: divulgação

Plantas e cerâmicas da Holaria completam a decoração. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

O Doppio Caffè e Vino funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1047 – Ahú

Veja mais fotos

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Foto: divulgação

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você