Arquitetura

Drywall: tudo o que você precisa saber sobre as paredes de gesso acartonado

Eloá Cruz
16/07/2015 15:21
Thumbnail

Ambiente todo construído com paredes de drywall.

A paredes de drywall são uma alternativa eficiente na construção e reforma há muito tempo nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, o uso é crescente, mas ainda há uma série de dúvidas sobre a aplicabilidade na estrutura.
Feito de gesso acartonado, o drywall traz inúmeras vantagens que vão da facilidade na instalação, manutenção elétrica e hidráulica, até ao conforto térmico e acústico no ambiente. Conversamos com especialistas para desmistificar o uso da estrutura na construção e mostrar todas suas possibilidades de uso.
Instalação de uma parede de drywall. / Crédito: Placo / Divulgação
Instalação de uma parede de drywall. / Crédito: Placo / Divulgação
Posso pendurar objetos pesados em uma parede de drywall?
De acordo com o sócio do Grupo Adamus — empresa que fabrica e instala drywall em Curitiba, Luciano Storelli, é possível pendurar até eletrodomésticos, armários e nichos mais pesados, basta usar uma bucha especial. Uma parede de com o acartonado comum suporta em média 10 kg por placa. Mas existem revestimentos mais resistentes que aguentam até 50 kg por placa.
O drywall suporta colocação de qualquer tipo de acabamento?
Uma parede com esse tipo de estrutura tem instalação três vezes mais rápida que uma parede de alvenaria normal. Para o arquiteto Tiago Campetti, a escolha do drywall é ótima para quem pretende reformar sem fazer muita sujeira. Esse tipo de instalação pode receber qualquer tipo de acabamento, tanto uma simples mão de tinta, quanto um revestimento em cerâmica – no caso de áreas úmidas.
É possível usá-lo em qualquer ambiente da casa?
Existem vários tipos de placas de drywall no mercado. Segundo Luciano Storelli, há três principais placas de drywall no mercado: a placa branca para aplicação em áreas secas como corredores, salas e dormitórios; a placa rosa que possui resistência ao fogo, sendo usada em saídas de emergência e escadas enclausuradas; e a placa verde indicada para áreas úmidas como banheiros, lavabos e cozinhas.
Eu consigo ter conforto acústico e térmico?
Sim. A parede de drywall é feita de placas acartonadas que são fixadas com uma estrutura em aço. Entre as placas, a estrutura é preenchida de lã de vidro, ou lã de rocha, essencial para o conforto acústico e térmico. Porém, de acordo com Storelli, algumas empresas fazem a instalação sem essa lã, com a finalidade de baratear o custo da parede. Mas, para ter esses dois benefícios, o uso da lã é imprescindível.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!