Arquitetura contemporânea

Arquitetura

EcoParada Madero abre as portas com mural de Kobra de 600 m² e plantas tecnológicas de Cingapura

Luan Galani
12/01/2021 16:22
Thumbnail

Mural ‘A Linha da Vida’ de 600 m² de Kobra é um dos destaques da EcoParada Madero. | Reprodução/Kobra/Instagram

O grupo paranaense Madero inaugurou no dia 19 de dezembro a EcoParada Madero, um complexo gastronômico com posto de combustíveis no quilômetro 44 da Rodovia Castello Branco. Essa é a primeira operação multimarcas em estradas do Brasil, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões.
Além de representar uma inovação no setor da gastronomia — por reunir em um só espaço as já conhecidas marcas Madero e Jeronimo, e as novidades Madero Chicken (frango frito no balde), Madero Grill & Salad (carnes e pratos variados), Empório Madero (comida caseira) e Café Madero — , o empreendimento destaca-se também pela sua arquitetura sustentável e contemporânea, assinada pela arquiteta Kethlen Ribas Durski, da KRD Arquitetura.
Visão geral da Ecoparada Madero.
Visão geral da Ecoparada Madero.
"A arquitetura da EcoParada resume-se a linhas retas e simples, porém com muita personalidade e coerência. A forma da construção, retangular, seccionada por uma passarela de pórticos metálicos, traz leveza e muita iluminação natural para dentro do espaço", explica Kethlen, que pensou o espaço de 4,2 mil m².
"Contrastando com as linhas retas, inserimos uma passarela com cobertura verde, de linhas curvas, que liga o estacionamento à área interna, de modo que os dois espaços se conectem com muita sintonia."
Detalhe do hall da EcoParada Madero, com jardim vertical e uma fonte.
Detalhe do hall da EcoParada Madero, com jardim vertical e uma fonte.

Mural de Kobra

Falando em personalidade, um dos destaques fica por conta do mural 'A Linha da Vida', de 600 m², assinado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, especialmente para a EcoParada.
"Foi tão difícil 2020 que não paro de pensar sobre o tempo que perdemos. Não no ano, por conta da pandemia — refiro-me ao tempo que já vínhamos perdendo antes, por não darmos o devido valor à família, aos amigos, aos nossos próximos. A passagem nesta vida é breve, e [...] quis passar esta mensagem. Vamos perdoar mais, abraçar mais (depois de todos estarmos vacinados) e, principalmente, respeitar mais", resume Kobra em post no Instagram sobre a obra recém-concluída.
Montagem com detalhes em diversos tamanhos do novo mural de Kobra.
Montagem com detalhes em diversos tamanhos do novo mural de Kobra.
O chef Junior Durski, diretor do Grupo Madero, conta que trazer a arte de Kobra para um de seus projetos era um desejo de longa data. "Desta vez deu certo. Ficamos muito realizados. É um presente que damos para o Brasil", comemora Durski.
O valor investido na obra de Kobra, no entanto, não pode ser revelado devido a questões contratuais, como explica o diretor do Madero.

Sustentabilidade

Outro destaque fica por conta da sustentabilidade do projeto. "Telhas de captação de energia solar e três torres verdes metálicas foram desenhadas especialmente para esse projeto com função de captar a água da chuva para uso dentro da EcoParada", conta a arquiteta responsável pelo projeto.
O paisagismo foi bastante valorizado, tanto o externo quanto o interno. "Internamente, há um lago com vegetação bem rica, construído para trazer o elemento 'água' para dentro, deixando o espaço mais leve e agradável para se desfrutar", destaca Kethlen.
De acordo com Durski, além das plantas naturais, o projeto utilizou-se de diversas plantas desidratadas importadas da Espanha e de Cingapura. "Elas mantêm a textura e o cheiro das plantas não desidratadas, mas duram mais tempo", informa o diretor da marca.
"Um dos nossos grandes objetivos foi impactar com banheiros lindos, diferente de quase tudo que encontramos em operações de rodovias. E um espaço kids super colorido e convidativo, assim como o espaço pet, que permite que nosso cliente desfrute do espaço trazendo seu animal de estimação", enfatiza a arquiteta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!