Entrevista

Arquitetura

“Edifício é diálogo e o empenho em se fazer entender, um fato arquitetônico”, defende Angelo Bucci

Cristina Seciuk
04/01/2023 19:59
Thumbnail

“Autoral em arquitetura sempre quer dizer um monte de gente. […] É como se o edifício fosse uma cristalização do diálogo dessas personalidades que se envolvem no processo”, frisa Angelo Bucci a HAUS | Carolina Werneck Bortolanza/Divulgação

Um dos arquitetos brasileiros mais respeitados da produção contemporânea, Angelo Bucci reforça reiteradamente que um projeto é diálogo e que o uso do termo "autoral", para ele, deve fazer referência à ideia de que é uma arquitetura "feita por pessoas", no plural.
Fundador e diretor do escritório paulistano SPBR Arquitetos, Bucci é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e assina seu primeiro empreendimento em Curitiba, o 'blōma', a ser erguido no Ecoville pela incorporadora curitibana L´Espace. Em entrevista exclusiva a HAUS, ele falou sobre os caminhos atuais da arquitetura.
"Autoral em arquitetura sempre quer dizer um monte de gente. [...] É como se o edifício fosse uma cristalização do diálogo dessas personalidades que se envolvem no processo. Neste sentido eu gosto muito [da escolha do termo] porque humaniza o fato arquitetônico. Diferentemente de uma ideia que muitas vezes você vê apropriada quando se usa a ideia [de arquitetura autoral] como se fosse uma grife, que distancia e descola a arquitetura do que é o fazer das pessoas", arremata.
Nesta linha, Angelo Bucci defende o fortalecimento de projetos menos pasteurizados e exemplifica a partir do empreendimento desenhado para o Ecoville. “Eu gostaria de pensar que o convite que nos foi feito para trabalhar em Curitiba nos deu a oportunidade de fazer um projeto que não faríamos exatamente assim em São Paulo; mas também espero que possa trazer a Curitiba um edifício que não se faria exatamente assim sem a nossa participação”.
Ele
completa:
“Gosto muito dessa ideia no sentido de que humaniza o edifício, aquilo que a arquitetura constrói. E acho muito interessante dizer que isso se distingue de uma produção como se fosse de linha que, do ponto de vista da arquitetura, é uma produção que quase dispensa o humano. É quase como que as coisas podem ser feitas independentemente de quem esteja ali. Não tem critérios de escolha, de beleza, ela [a arquitetura não autoral] é medida de uma eficiência que é completamente descolada dos propósitos da arquitetura. Neste sentido, é muito interessante [pensar que] você faz as coisas e elas são registros de camadas de entendimento sucessivas, com uma quantidade de interlocutores enorme. E isso fica registrado. [Quando] um arquiteto olha um prédio, vê o trabalho que foi feito neste sentido: o quanto você conversou ou o quanto não conversou. Isso fica construído. A falta de paciência, por exemplo, é um fato arquitetônico, [assim] como o empenho em se fazer entender vira um fato arquitetônico”.
O diálogo mencionado por Bucci como parte fundamental para a formatação de um projeto traz ainda outra interação, futura: a da obra acabada com seu entorno, e abre espaço para uma avaliação sobre os perigos de uma "arquitetura de moda".
"Uma vez que o edifício está inserido num contexto urbano, aquilo dialoga com os outros, com as pré-existências e com o que vem depois, como se fossem os próprios edifícios os atores dessa interlocução. Essa compreensão muitas vezes determina a longevidade, o sucesso [de um projeto], porque a vida de um edifício não deixa de ser uma prova dos seus critérios de validade. Às vezes se diz que a arquitetura é muito sujeita às oscilações de momento, como se fosse de moda, mas na verdade isso não é muito viável. Se a arquitetura se deixa seduzir muito por coisas momentâneas, ela fica com uma vida muito encurtada. Isso é quase que a definição do que nós chamamos de clássicos. Prédios não envelhecem, mas os prédios não envelhecem quando têm critérios de validade que perseveram".
A avaliação, no entanto, não ignora avanços e inovações. O farol da sustentabilidade é, segundo Bucci, talvez a palavra mais relevante para se pensar arquitetura na atualidade, desdobrando-se não apenas para o papel, mas atingindo os canteiros de obras e toda a vida de um imóvel.
"Essa noção está muito ligada a uma consciência ambiental, é superatual e tem transformado o modo como a gente se coloca no mundo. A gente começa, inclusive, a compreender a própria cidade como uma espécie de jogo de forças, muito mais do que um desenho. Hoje, a compreensão da arquitetura é muito mais a imagem, no sentido de o que aquilo significa do que do desenho propriamente dito. Você vai caminhando junto com isso", afirma.
Como exemplo, Bucci cita o absurdo que significa se projetar uma torre de vidro e garantir o conforto térmico com uso de ar-condicionado. "É uma coisa, hoje em dia, completamente inaceitável, que condena a vida do edifício". A partir desta noção, o arquiteto se diz entusiasta de certificações como o Procel Edifica, programa nacional de eficiência energética instituído em 2003 e que promove o uso racional da energia elétrica em edificações desde sua fundação com o objetivo de incentivar a conservação e o uso eficiente de recursos como água, luz e ventilação, reduzindo desperdícios e impactos ambientais.
"Aqui já tivemos modificações importantíssimas, como quando passa a vigorar a norma de desempenho para os edifícios. É interessante, inclusive, porque obriga que entre no processo de projeto profissionais e especialidades que antigamente dependiam de uma questão de escolha - e as coisas mais interessantes do fazer arquitetônico estão na discussão dos critérios daquilo que depende de escolha. Mas as normas vão melhorando a qualidade como comum, difundida, o ordinário vai subindo de nível. É um processo inexorável. Não há como voltar, este tema veio de um modo muito definitivo e os países vão caminhando todos na mesma direção".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!