Arquitetura

Edifício feito 100% em madeira vai dar cara nova a bairro de São Paulo

Luan Galani
19/09/2017 22:00
Thumbnail

Crédito: Amata/Triptyque/Divulgação

Aço, vidro e concreto são materiais que nem chamam mais a nossa atenção nas cidades. São raras as exceções. Com a madeira, a história é totalmente diferente. Por isso agora os olhares se voltam para o projeto do Edifício Amata, que terá toda a estrutura feita em madeira certificada, para a Vila Madalena, em São Paulo, até 2020.
A ideia é criar uma floresta urbana habitável, integrando a natureza à cidade, com áreas públicas e privadas. A obra será assinada pelo escritório de arquitetura Triptyque e terá material com certificado de origem da empresa Amata. Com 13 pavimentos, a área total passa dos 4,7 mil m² e abrigará restaurantes, coworkings e colivings.
A estrutura do edifício será construída em CLT, um produto de alta tecnologia formado com multicamadas de madeira maciça em duas diferentes direções. “Ao uni-las, criam-se painéis capazes de criar grandes construções, com altura”, explicam os arquitetos da Tryptique, direto da França, onde estiveram recentemente para lançar o projeto.
A intenção é replicar esse tipo de construção pelo Brasil. “O edifício em madeira representa a semente de uma nova matriz inesgotável de construir. Apresenta-se como uma nova alternativa para a construção civil, que hoje é responsável pela emissão de quase metade do dióxido de carbono do mundo. Nosso objetivo é também formar recursos humanos locais para repetir esse tipo de projeto”, frisa Margaux de Noiron, da Tryptique.
No mundo já existem prédios com estrutura de madeira mais altos, de 18 e 22 andares. No Brasil, porém, o empreendimento será um dos mais altos de seu tipo, de acordo com Ana Luiza Daripa, diretora de novos negócios da Amata.
“Estima-se que [com a construção] sejam sequestrados 900 toneladas de gás carbônico na forma de madeira sólida, o que equivale à emissão de 535 carros por um ano, de acordo com o relatório Wood in the Construction Industry, do FSC”, destaca.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!