Formas trepantes

Arquitetura

Edifício de luxo em Balneário Camboriú usa método construtivo que reduz o tempo de obra

Luan Galani
19/08/2020 21:05
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Aurora Exclusive Home. na Praia Central de Balneário Camboriú, está sendo construído com o sistema coreano formas trepantes (gang forms) pela Embraed. Foto: divulgação

Uma das maiores construtoras do país de empreendimentos de alto padrão, a catarinense Embraed passou a utilizar o sistema construtivo de formas trepantes (gang forms, no termo em inglês) na obra do Aurora Exclusive Home, novo empreendimento à beira-mar de Balneário Camboriú, que terá 50 pavimentos e 160 metros de altura, com uma unidade de 230,87 m² por andar. O projeto arquitetônico é assinado pelos arquitetos Flavio Schiavon e Allan Malouf.
Esse método de construção, mais comumente empregado na edificação de pontes estaiadas, como a do rio Pinheiros, em São Paulo, e a de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, ainda é pouquíssimo utilizado no Brasil em edifícios residenciais e se destaca por reduzir o tempo de obra em 10%. "Apenas no ciclo da laje, reduz até 20% do tempo para concretagem de cada pavimento", frisa o diretor de engenharia da Embraed, Emerson Pompeo.
Perspectiva de como ficará o empreendimento residencial Aurora Exclusive Home na Praia Central de Balneário Calmboriú. Imagem: divulgação
Perspectiva de como ficará o empreendimento residencial Aurora Exclusive Home na Praia Central de Balneário Calmboriú. Imagem: divulgação
O sistema consiste em andaimes, escoras, montantes e painéis modulares metálicos de alumínio que se movimentam verticalmente de forma gradual e progressiva, permitindo fazer a concretagem e levantar as paredes de cada andar ao mesmo tempo. "No método tradicional, a concretagem é feita primeiro. Em geral, espera-se 28 dias para a cura do concreto para ele ganhar resistência. Só depois é que se tiram as formas e escoras e se preenche as paredes com tijolos. A vantagem desse sistema trepante é que não precisa esperar pela cura do piso para avançar", esclarece o engenheiro civil e arquiteto Gabriel Ruiz, que leciona na FAE Centro Universitário, em Curitiba.
Outro aspecto positivo, segundo Pompeo, é que as formas para a concretagem são as mesmas para todos os pavimentos e podem ser reutilizadas em outro empreendimento, o que acaba elevando a racionalização, a economia e a sustentabilidade no canteiro de obra. Na maneira convencional, muitos formas e escoras são de madeira e acabam gerando resíduos desnecessários.
Foto: Embraed/Divulgação
Foto: Embraed/Divulgação
O diretor de engenharia da Embraed lembra ainda que o método em questão requer um grande implemento de tecnologia embarcada na obra. "A precisão do encaixe das formas resulta em paredes de concreto quase espelhadas. Para esse resultado, além de todos os controles tecnológicos específicos que o sistema exige, é necessária a utilização de um concreto especial para evitar a sua retração", conta o especialista.
Para Ruiz, essa corrente forte de melhoria de gestão e qualidade de obra, conhecida como construção enxuta (lean construction, do termo em inglês) vem da Engenharia Mecânica e da Engenharia Automotiva, e chega à Engenharia Civil para otimizar a edificação e substituir processos artesanais que dependem muito do clima.
 Foto: Embraed/Divulgação
Foto: Embraed/Divulgação
"É uma industrialização do sistema construtivo que traz mais segurança para quem trabalha na obra, pois é menor o tempo de exposição, retira etapas desnecessárias do processo de edificação e aumenta a eficiência", conclui o professor da FAE.
"A gente não usa um único prego. É tudo por meio de encaixes, como um LEGO. Temos um mestre de obras que trabalha conosco há mais de 35 anos e, depois de utilizar esse sistema, ele diz que nunca mais quer trabalhar com outro método. Então é essa a nossa missão: inovar sempre, trazer tecnologia e qualidade para os empreendimentos", exemplifica Pompeo.

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