Cidades brasileiras

Arquitetura

Em carta aberta, entidades de arquitetura manifestam 20 preocupações aos candidatos das eleições 2022

HAUS
01/04/2022 17:04
Thumbnail

Detalhe da Avenida Paulista, artéria urbana de São Paulo, a principal cidade do Brasil | João Tzanno/Unsplash

As principais entidades representativas de arquitetos e urbanistas brasileiros apresentaram no último dia 29 uma carta aberta aos candidatos e candidatas nas eleições de 2022. O documento, que tem a validação das sete organizações que compõem o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), reúne 20 propostas para impactar as questões estruturais e as políticas de desenvolvimento econômico, social e o ordenamento territorial do país.
Assinam a carta: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).
Vista aérea de Curitiba, um dos municípios com melhor planejamento urbano do país
Vista aérea de Curitiba, um dos municípios com melhor planejamento urbano do país
“O momento é grave. O Brasil vive hoje um dos mais críticos períodos de sua história. Ano após ano, acentuam-se as injustiças sociais que marcam a construção de nossas cidades desde a colônia. Como resultado, o país conta atualmente com 25 milhões de moradias precárias e mais de 220 mil pessoas em situação de rua. É inegável que as desigualdades territoriais foram determinantes na propagação da pandemia da Covid-19. Além disso, as mudanças climáticas apontam a emergência de ações na crise ambiental”, diz a abertura da carta.
Dividido nos eixos de planejamento das cidades e de regiões; habitação, saúde pública e meio ambiente; organização e políticas de estado; valorização da arquitetura e urbanismo; tributos e trabalho; educação e relação com a sociedade, a carta traz as propostas “como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira”.
Atualmente, o país conta com 25 milhões de moradias precárias e mais de 220 mil pessoas em situação de rua
Atualmente, o país conta com 25 milhões de moradias precárias e mais de 220 mil pessoas em situação de rua
O documento será entregue a lideranças partidárias do executivo e legislativo em um trabalho coletivo das entidades para a sensibilização de autoridades e profissionais. Visando ampliar a divulgação, o documento, veiculado em hotsites, poderá receber contribuição de profissionais especialistas nos temas, incluindo cases de sucesso baseados nos eixos da carta que possam inspirar ações futuras.
A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), Nadia Somekh, destaca que o documento pretende “levar para a sociedade a importância de votar nos candidatos que defendam a nossa pauta, que é a pauta da qualidade da vida dos brasileiros e que a gente produz com o nosso trabalho. Nosso partido é a arquitetura”.
Vista aérea de uma cidade de Minas Gerais, com muito patrimônio histórico material preservado
Vista aérea de uma cidade de Minas Gerais, com muito patrimônio histórico material preservado
A versão preliminar do documento foi aprovada durante a 122ª reunião plenária do CAU Brasil realizada nos dias 24 e 25 de março.

Confira a carta aberta aos candidatos do executivo e legislativo das eleições 2022

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!