Arquitetura

Em pequenos detalhes, coloque a primavera dentro da sua casa

Luciane Belin*
28/09/2018 18:52
Thumbnail

Colocar a primavera em casa não precisa estar limitada ao uso de flores. Foto: Júlia Ribeiro/ Divulgação

A estação das flores já começou e, com ela, a necessidade de trazer todo o frescor das flores e das plantas para dentro de casa. Esta é a época de transformar a decoração ou ir até mesmo mais longe, mexendo na própria estrutura na casa, com mudanças dos ambientes.
Para isso, a dica dos profissionais de arquitetura e decoração é emprestar um princípio de uma outra tendência do momento: a do reuso e do reaproveitamento. Não é preciso fazer uma grande reforma para deixar o lar com ar primaveril. É possível fazer isso ao utilizar pequenos toques decorativos, reinventar os ambientes por meio dos acessórios ou, simplesmente, trocar as coisas de lugar.
Segundo a decoradora Maristela de Souza, que atende pelo aplicativo GetNinjas, aplicar os princípios do Feng Shui ou harmonizar melhor os elementos que compõem um cômodo, otimizando o uso de plantas, por exemplo, é uma forma de tornar o ar mais fresco dentro de casa.
Há uma série de mudanças – algumas pequenas, outras mais ousadas – que podem ajudar a trazer a primavera para dentro da sua casa. Confira!

Nem só de flores vive a primavera

Foto: Luis Gomes/ Divulgação
Foto: Luis Gomes/ Divulgação
É inevitável falar em flores quando se trata de decorar para a estação que tem nelas a sua principal característica. Mas, é possível fugir um pouco delas na hora de compor um ambiente mais primaveril, focando em plantas verdes, em troncos, caules, folhas e outros elementos do tipo.
“Uma ideia é investir em vasinhos de cristal, com pegada mais minimalista, e aproveitar o que tem dentro de casa e na natureza, essa coisa mais botânica, para compor arranjos diferentes – com folhas secas, raízes, por exemplo”, destaca a empresária Fabiani Christine, proprietária da Dot Paper, papelaria de luxo de Brasília, que sugere como grande tendência do momento os arranjos de urucum.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Para regiões mais secas, a gente costuma usar muito as flores do Serrado, que não precisam de muita umidade, e criar uma composição de elementos secos com outros que têm uma durabilidade maior, então a gente mescla raiz, arranjos e flores”.
Segundo ela, combinar natureza viva e seca é elegante e bonito. “Essa coisa do cru, do linho, está sendo muito usado, as estampas mais claras em tons candy color, menta, rosa, cores leves e frescas serão as mais usadas na primavera”, opina.

Se jogue nas almofadas

Foto: Júlia Ribeiro/ Divulgação
Foto: Júlia Ribeiro/ Divulgação
No inverno, uma dica para tornar os espaços mais aconchegantes é investir em mantas sobre os sofás. Agora, chegou a hora de trocar as mantas por outras mais estampadas e fazer uma visita a uma loja de decoração para criar composições com novas almofadas.
Simples, mas com personalidade, estes itens podem fazer toda a diferença na hora de trazer um outro aspecto para o lugar. “O que vai mudar de estação para estação são peças que não são pesadas, uma manta, uma almofada, um jogo de jantar mais colorido. Às vezes a pessoa tem tanta coisa guardada – louça, potes, vasos diferentes – e vale ir trocando isso”, recomenda a arquiteta Cristiane Schiavoni. Para isso, vale embarcar na tendência das cores pastéis e foscas a base e apostar nas estampas para equilibrar e dar mais vida.

Descombine…

Foto: Raul Fonseca/ Divulgação
Foto: Raul Fonseca/ Divulgação
Equilibrar a decoração, para que sua sala não se torne um espaço poluído visualmente, é uma das dicas da empresária Fabiani Christine. “Na sala de jantar, se você vai usar arranjos coloridos, prefira um jogo americano lisos, de uma só cor. Se o jogo americano for estampado, prefira arranjos de uma cor só”, sugere.
Vale, também, a máxima do “menos é mais”, aproveitando as tendências de 2018 e 2019 da estamparia. “Se for usar o vermelho, a pessoa pode escolher flores amarelas e brancas com estampas, para não misturar demais. Nos tecidos, o poá está super em voga de novo, especialmente o poá vermelho e branco, que está muito forte, assim como o listrado vermelho e branco, e é possível fazer um composé de listras e poás”, sugere.
A arquiteta Cristiane Schiavoni complementa que as estampas geométricas também estão dominando as vitrines das lojas de decoração, assim como o floral, que é uma aposta certeira para a época.
Foto: Julia Ribeiro/Divulgação
Foto: Julia Ribeiro/Divulgação
Para quem não consegue escolher uma só, que tal misturar tudo – com parcimônia, claro? “Uma coisa muito atual é que hoje, quanto mais você mais descombinar, mais legal fica. Não é que você vai colocar coisas que não tem coisas nada a ver uma com a outra, mas pode fugir das combinações tradicionais. Antigamente, se ia colocar um floral, tinha que colocar a outra coisa lisa, mas você conseguindo harmonizar, fica muito bom. A dica que eu sempre dou é colocar um do lado do outro, se agradou olhar, ficou bom”
O truque, de acordo com ela, é “fazer com que as cores conversem, eleger uma cor de base, um amarelo clarinho, por exemplo, e aí procurar estampas que tenham aquele tom”.

… e recombine

Foto: Sidney Doll / Divulgação
Foto: Sidney Doll / Divulgação
Se, no mix de estampas, descombinar é uma boa dica, quando se trata de mobiliário, a chegada da primavera se coloca justamente como uma boa época para renovar o ambiente. “Uma interferência mais radical é pintar as paredes. Pintura é uma solução barata, às vezes a pessoa quer dar uma repaginada, uma tinta resolve bem”.
Repensar a organização e a disposição dos móveis, aplicando os princípios do Feng Shui ou simplesmente visando uma melhor harmonização do ambiente, também é uma forma de arejar, ventilar ou dar mais movimento para a residência, de acordo com Maristela de Souza.
“Isso acontece muito nos apartamentos. Por exemplo: pela falta de espaço, quando abrimos a porta, damos de cara com as costas do sofá. Se há a possibilidade, é válido inverter o sofá, deixá-lo de lado ou de frente para a porta, alterar o layout e colocar o rack no espaço menor da parede, para que o sofá fique na parede maior, e assim você pode colocar uma planta ao lado do sofá”.

Cheirinho de flor

Colocar a primavera em casa não precisa estar limitada ao uso de flores. Foto: Júlia Ribeiro/ Divulgação
Colocar a primavera em casa não precisa estar limitada ao uso de flores. Foto: Júlia Ribeiro/ Divulgação
Deixar a casa com jeito de Primavera também incluir as fragrâncias que predominam no ambiente. Investir em incensos e aromatizantes com fragrâncias cítricas ou florais ajuda a trazer essa sensação de frescor para a casa.
“A lavanda tem um perfume bem característico, assim como alecrim, manjericão, baunilha, canela, que ajuda bastante na parte de trabalho, já que hoje todos os apartamentos têm uma base de escritório”, sugere Maristela.
E as fragrâncias não precisam ser trazidas de maneira artificial: cultivar plantas com aromas fortes pode ser bem mais refrescante graças ao aspecto natural.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!