Arquitetura

Arquitetura e paisagismo juntos é marca de novo residencial de luxo no Cabral

Eloá Cruz
26/11/2015 18:24
Thumbnail

Estudo preliminar do empreendimento Ícaro Jardins Graciosa, assinado pelo arquiteto Arthus Casas e pela paisagista Renata Tilli. Imagem: divulgação.

Imagine apartamentos contornados por jardins, de uma ponta a outra, em que o morador possa ter a visão da natureza de qualquer ângulo do imóvel? A proposta do empreendimento residencial de luxo Ícaro Jardins Graciosa é justamente essa. O projeto tem assinatura do arquiteto Arthur Casas e da paisagista Renata Tilli, dois profissionais de referência no país.
De acordo com Renata, o ponto principal do empreendimento é a máxima integração entre arquitetura e paisagismo. “Eu e o Arthur fazemos um trabalho integrado, porque a arquitetura não pode estar desassociada da paisagem e muito menos a paisagem pode ignorar todas as intervenções da construção”, aponta a profissional.
Perspectiva do Ícaro Jardins Graciosa, desenhada pelo arquiteto Arthur Casas. Imagem: divulgação.
Perspectiva do Ícaro Jardins Graciosa, desenhada pelo arquiteto Arthur Casas. Imagem: divulgação.
O empreendimento residencial é formado por três torres, de apenas 21 apartamentos. As plantas são quadradas e têm tamanho que variam de 320 m² a 530 m², além de coberturas de 580 m² a 820 m² com terraços grandes. A proposta é de que os apartamentos sejam associados como residências horizontais, arejadas e espaçosas.
Além da proposta de integração da arquitetura com a paisagem, a importância do aproveitamento da luz natural também é importante. “Além das imensas floreiras, projetadas como se tivessem sido plantadas em solo, o projeto conta com pátios internos, jardins e um lago, com tratamento biológico, vegetação aquática e peixes”, esclarece a paisagista.
De acordo com Renata Tilli, “a proposta de Ícaro é de que quando as pessoas entrarem na área privada do edifício, já estejam na transparência. Não há paredes”. A conclusão das três torres residenciais está prevista para o fim de 2018.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!