Construção

Arquitetura

Empresa japonesa fabrica casa em impressão 3D em menos de 24 horas

HAUS
01/04/2022 13:01
Thumbnail

Projeto da Sphere é assinado pelo arquiteto japonês Masayuki Sono. | Divulgação

23 horas e 12 minutos. Foi esse o tempo que a construtora japonesa Serendix levou para fazer, do início ao fim, uma pequena casa impressa em 3D. De acordo com a empresa, a montagem da estrutura da casa, uma “quase esfera” com 10 metros quadrados em seu interior, durou em torno de três horas, enquanto o restante do tempo foi usado para instalar porta e janelas, e impermeabilizar a construção.
Montagem da estrutura durou em torno de três horas.
Montagem da estrutura durou em torno de três horas.
Com isso, a Serendix atinge seu próprio objetivo de construir uma casa em um dia. De acordo com o site designboom, a ideia foi lançada em 2021, quando o modelo Sphere - único da empresa até o momento, assinado pelo arquiteto japonês Masayuki Sono, ganhador do desafio da NASA para habitação em 3D em 2015 - foi lançado. À época, a construtora também afirmou que a construção poderia custar até três milhões de ienes - algo em torno de R$ 120 mil.
Além disso, houve impermeabilização e a instalação de portas e janelas.
Além disso, houve impermeabilização e a instalação de portas e janelas.
A casa Sphere é composta por uma estrutura de concreto de 20 toneladas com aberturas para porta e janelas. A estrutura é duplamente reforçada por nervuras de concreto que garantem um isolamento térmico que atende aos padrões europeus. Além disso, ela também foi feita para atender aos padrões japoneses de construção no que diz respeito à resistência às atividades sísmicas.
A casa atende padrões europeus de isolamento térmico.
A casa atende padrões europeus de isolamento térmico.
Além de reduzir tempo e custos de uma obra, a Sphere promete tornar a construção mais sustentável, reduzindo a emissão de CO2, o consumo de energia e a geração de resíduos. Outra vantagem é que ela pode ser usada para atender rapidamente demandas específicas, como no caso de desastres naturais que deixam pessoas desabrigadas.
Até o momento, a empresa não divulgou imagens do interior da casa.
O interior tem 10 metros quadrados.
O interior tem 10 metros quadrados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!