Reciclagem

Arquitetura

Empresa usa lodo de efluentes para fazer tijolos para construção civil

HAUS
22/09/2020 11:00
Thumbnail

Foto: Klabin/Reprodução

A Klabin, empresa que produz papeis para embalagens, está reaproveitando o lodo descartado no tratamento de efluentes de sua produção para fabricar tijolos para a construção civil.
O projeto, iniciado em 2018, foi desenvolvido pelo time de meio ambiente da unidade de Rio Negro da empresa, no Paraná. Ao todo a Klabin reaproveita 25 toneladas de resíduos por mês, que agora se transformam em tijolos usados inclusive nas obras internas da empresa.
“Acreditamos na economia circular como peça fundamental para a construção de um futuro sustentável. Temos, hoje, inúmeras iniciativas nessa frente, incluindo diversas práticas que visam o reaproveitamento dos resíduos gerados na nossa operação”, declara Júlio Nogueira, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Klabin.
Foto: Klabin/Reprodução
Foto: Klabin/Reprodução
Segundo pesquisas realizadas no ramo da construção civil, a utilização de concreto é atualmente responsável por 8% das emissões de carbono na atmosfera.
“Atualmente temos uma taxa de 97% de reutilização e reciclagem de todos os resíduos gerados em nossas operações e temos como meta de resíduo zero para aterros até 2030”, reforça Nogueira.
Outra importante iniciativa da Klabin, também voltada à construção civil, é realizada na Central de Tratamento de Resíduos da Unidade Puma, responsável ainda pelo tratamento dos resíduos de Monte Alegre que são transformados em blocos de paver ou ainda em “canaletas”, que também podem ser utilizada em obras.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!